SEPPM se reúne com Emlur em benefício das mulheres catadoras de Mandacaru

Por - em 350

A titular da Secretaria Extraordinária de Políticas Para Mulheres (SEPPM), Socorro Borges, esteve reunida, na manhã desta quinta-feira (8), com o superintende da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Anselmo Castilho, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), para propor uma parceria que beneficiará as mulheres da cooperativa de catadoras Catajampa, do bairro de Mandacaru.

Na ocasião, a SEPPM sugeriu à Emlur uma parceria que viabilize o aluguel de um galpão para que as catadoras possam desenvolver o trabalho de separação dos resíduos sólidos do material coletado. O espaço também seria utilizado na alfabetização das mulheres catadoras, através de uma parceria com o Projeto de Organização de Catadores e Catadoras da Universidade Estadual da Paraíba.

Também é parceiro da ação o Programa Cataforte 3, que doará os equipamentos necessários às instalações do galpão.

O superintendente da Emlur sinalizou de forma positiva e adiantou que o primeiro passo é o cadastramento das catadoras. Só depois de vencida esta etapa, elas serão encaminhadas para os programas de apoio da autarquia, seja através da aquisição de um galpão, como de fardamentos e equipamentos de proteção individual (EPI).

A SEPPM desenvolve vários trabalhos de apoio à cooperativa Catajampa, a exemplo da inserção de mulheres na construção civil, através de uma parceria com o IFPB, e da realização da 1ª Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável, que ocorreu em março deste ano.