Emlur discute Plano de Gestão de Resíduos Sólidos com catadores

Por - em 612

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa realiza, nesta quarta-feira (09), às 14h, uma Oficina Pública com os profissionais que trabalham no processo de coleta seletiva na cidade, dando sequência às ações para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Capital. A audiência será realizada no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio.

A Emlur detém atualmente termos de parceria com três associações que trabalham com material reciclável – Associação dos Trabalhadores na Reciclagem (Astramares), Associação de Catadores de Resíduos de João Pessoa (AscarJP) e Acordo Verde. São aproximadamente 200 pessoas distribuídas em cinco núcleos de coleta seletiva e um núcleo que executa o processo de triagem, instalada no Aterro Sanitário da Capital.

“Esses profissionais têm muito a contribuir na construção do Plano de Resíduos Sólidos, já que acompanham de perto a destinação de grande parte desses materiais”, observou Anselmo Castilho, superintendente da Emlur.

As propostas e sugestões apresentadas nas Oficinas Públicas realizadas pelos membros da Comissão Organizadora do Plano e dos Comitês de Sustentação e Gestor darão suporte para a construção do diagnóstico da situação dos resíduos sólidos da Capital, atendendo a uma determinação da Lei Federal 12.305/2010. O resultado deste trabalho deverá ser encaminhado para análise da Câmara dos Vereadores de João Pessoa até o final deste ano.

Participe – A Emlur elaborou um questionário para ampliar a participação popular na construção da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Capital. Todos poderão exercer sua cidadania, basta clicar no link: http://ow.ly/yOmi6.