PMJP leva serviços e ações à Multifeira Brasil Mostra Brasil

Por - em 567

bancocidado_foto_adrianofranco (1)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está presente na Multifeira Brasil Mostra Brasil, que teve início na última sexta-feira (8) no Centro de Convenções em João Pessoa, apresentando serviços e ações através de estandes do Programa João Pessoa Artesã, Banco Cidadão, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Procon.

Renda, crochê, fuxico e brinquedos populares são alguns dos trabalhos apresentados no estande do programa João Pessoa Artesã. Segundo Maria do Socorro Nóbrega, artesã, a feira é uma oportunidade para a divulgação do artesanato “Somos quarenta grupos de artesãos, com os mais variados tipos de artesanato, a feira facilita muito a divulgação dos nossos produtos e é um ótimo espaço para as vendas”, ressaltou.

Já o Banco Cidadão, ligado à Secretaria de Trabalho, Produção e Renda está fazendo divulgação sobre as condições do microcrédito ofertado nas diversas linhas do banco, e realizando as pré-inscrições dos visitantes e expositores interessados. Para realizar a pré-inscrição, são solicitados os originais e cópias do CPF, RG e comprovante de residência.samu_brasilmostrabrasil_foto_adrianofranco_ (2)

No estande da Emlur, decorado com objetos produzidos a partir de lixo reciclável, o visitante é recebido por uma equipe de educadores ambientais. Segundo Aline Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da autarquia, o estande da Emlur já é uma tradição na Multifeira Brasil Mostra Brasil e nesta edição o enfoque é o lixo eletrônico. “Estamos divulgando os pontos de coleta para esse tipo de resíduo, e também estamos apresentando objetos que foram criados com esse material”, destacou.

Tatiana Simões, professora universitária que visitou o estande, ressaltou a importância da divulgação dos pontos de coleta para o lixo eletrônico “É difícil encontrar os locais para descartar esse tipo de lixo, com esse trabalho de divulgação fica mais fácil encaminhar esse tipo de resíduo para o local apropriado”, disse.

Proteção ao consumidor – A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está participando com um estande na Multifeira Brasil Mostra Brasil, que se realiza até o próximo domingo (17), disponibilizando atendimento para abertura de reclamações, inclusive com marcação de audiências quando não há acordos entre as partes, além de informações sobre os direitos do cidadão, levando à população os esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor.

procon_brasilmostrabrasil_foto_adrianofranco_ (6)Desde a abertura, três setores da Secretaria de Defesa do Consumidor estão participando da Multifeira, com servidores das áreas de Consultoria Jurídica, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Fiscalização, se revezando durante todos os dias do evento.

“Participar da Brasil Mostra Brasil foi a maneira que encontramos para estar mais perto do cidadão que está indo à feira realizar compras, oferecendo, além do serviço rotineiro do Procon-JP, mais comodidade, porque ninguém precisa se deslocar para realizar o atendimento, e, de certa forma, nossa presença também alerta aos empresários que estamos atentos à aplicação dos direitos reservados ao consumidor”, informou o secretário Helton Renê.

O titular do Procon-JP adianta que quem se sentir lesado ou tiver dúvidas sobre alguma aquisição, dentro ou fora da Brasil Mostra Brasil, deve ir até o estande da Secretaria munido dos documentos de identidade (RG), CPF, nota fiscal do produto e comprovante de residência (originais e cópias) e abrir reclamação no SAC instalado na Multifeira.

Saúde – A equipe do Samu participa da feira com orientações sobre como proceder em caso de acidentes, massagem cardíaca e manobra de desengasgo em adultos e crianças e está preparada para realizar atendimento clinico e traumático caso haja necessidade. A equipe é formada por 1 medico, 2 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem e 1 condutor socorrista.sedes_artesa_foto_adrianofranco_ (2)

O Samu conta ainda com uma ambulância no local. A dona de casa Antônia Jandira Duarte, afirmou se sentir mais segura com a presença do Samu, “passei aqui para verificar minha pressão, é bom poder contar com esse atendimento, agora que constatei que minha pressão está normal, fico mais tranquila e posso continuar com as compras”, revelou.

A coordenação do Samu ressalta que a permanência desses profissionais na feira não altera o funcionamento do atendimento à população.