Emlur promove trilha no Jardim Botânico para servidoras

Por - em 474

emlur_trilha_ecologica (3)Caminhar entre árvores e respirar ar puro, uma boa receita para começar o dia de forma saudável. Foi assim que cerca de 30 servidoras da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciaram seu dia participando de uma trilha no Jardim Botânico de João Pessoa Benjamim Maranhão, popularmente conhecida como “Mata do Buraquinho”. A atividade encerrou a programação do “Outubro Rosa”, realizada pelo órgão com o slogan “A Emlur Apóia essa causa. Eu também”. O evento segue a programação mundial de combate ao câncer com o slogan “Deixe essa ideia bater forte no seu peito”.

Foram cerca de 60 minutos caminhando nas trilhas do Rio, Burity e Ilha. Durante todo o percurso os guias Tatiana e Ittalo Ornilo repassaram informações sobre a vegetação e os animais comuns na mata com base em estudos, cultura e lendas populares. Um exemplo é a planta nativa ‘Mata Caldo’, que tem esse nome porque ao ingeri-la a pessoa não vai conseguir falar porque a planta provoca edema de glote e pode levar a morte em apenas 15 minutos, em crianças esse tempo cai para cinco minutos. “É preciso ter cuidado porque ela chama atenção. Tem uma florzinha arroxeada e quando maduro o fruto tem a cor azul. É o ser vivo mais perigoso que nós temos nessa mata”, disse o guia Ittalo Ornilo.

A Mata do Buraquinho é conhecida como o pulmão de João Pessoa. Há algumas décadas seu território ia do Mercado Central a praia com aproximadamente 3,5 mil hectares, hoje tem 517, hectares e é área de preservação.

O maior Jardim Botânico em área urbana do Brasil esta aberto a visitações e as trilhas são gratuitas, realizadas da terça-feira ao sábado pela manhã (às 8h e às 9 horas) e à tarde (às 14 horas e às 15 horas). O comparecimento pode ser agendado, mas a visita também pode ser espontânea. É importante que a pessoa que for fazer trilha vá de calça, calçado fechado, boné, portando repelente e água. Deve falar em tom baixo, não alimentar os animais e se manter junto ao grupo sempre com o guia. Mais informações através do número 3218 7880.

O mês de outubro foi pontuado por diversas ações de esclarecimento sobre o câncer de mama, dirigido especialmente as mulheres. Na Emlur, durante todo o mês foram promovidas várias ações como palestras, distribuição de panfletos informativos, camisetas na cor rosa, café da manhã, massagens, limpeza de pele e a trilha ecológica. Em novembro as atividades serão centradas nas ações para a saúde do homem com o “Novembro Azul”, focando em ações preventivas sobre o câncer de próstata.