Servidoras da Emlur recebem orientações de como se defenderem contra violência doméstica
Aproximadamente 200 servidoras da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) receberam orientações de como se defender da violência contra a mulher, nesta sexta-feira (27), em palestra promovida dentro das ações do projeto “João Pessoa – Espaço Mulher”, na sede do órgão. “Hoje o Estado conta com aparelhamento em defesa da mulher, seja no combate a violência física, moral, psicológica ou patrimonial”, disse a juíza da Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher, Rita de Cássia Andrade, que esta a frente da campanha no Estado “Justiça pela Paz em Casa – Nossa Justa Causa”, desenvolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O evento marcou a parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e da Emlur, com o Poder Judiciário. “Esse evento é mais uma demonstração de como a gestão do prefeito Luciano Cartaxo cuida das pessoas e das servidoras. Muitas vezes a mulher permanece no ciclo de violência por falta de informação e a gestão tem tido esse cuidado”, afirmou a secretária Gilcélia Figueiredo.
O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, ressaltou que João Pessoa é pioneira no combate a violência contra a mulher, nas discussões e encaminhamentos de políticas públicas que resultaram na criação de uma secretaria para cuidar dessa causa. Ele ressaltou ainda que a Emlur, através da Divisão de Bem Estar Social, tem desenvolvido ações nessa área como a Caminhada das Mulheres da Emlur, que acontece há onze anos.
Além das orientações dadas pelos membros do Poder Judiciário, que contou com a presença de juízas, promotoras e delegadas, as servidoras da Emlur foram homenageadas com apresentação cultural do grupo de xaxado do Bairro Colibri, “Reaprendendo a Viver” e distribuição de brindes, encerramento com um café da manhã.
“Doe Cabelos. Doe Alegria” – Na programação da ação, houve também a participação das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a campanha de doação de cabelos para crianças e adolescentes que estão em tratamento contra o câncer – “Doe Cabelos. Doe Alegria”. Durante o evento duas servidoras da Emlur participaram da campanha. “Eu já tinha ouvido falar da campanha e tive vontade de doar e hoje surgiu a oportunidade e resolvi aproveitar”, disse Evandra Pinheiro, do Núcleo Centro Dia.