Projetos da Emlur são atrações em ação social no presídio feminino

Por - em 554

Renato BrittoIMG_4954

O grupo percussivo ‘Baticumlata’ e o grupo de teatral ‘Agentes da Alegria’ composto por servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), participaram do encerramento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Estado da Paraíba, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, que aconteceu no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, no bairro de Mangabeira.

Apresentando um repertório autoral, o ‘Baticumlata’ animou o evento com uma apresentação que durou cerca de 40 minutos com temática voltada para as questões ambientais. Toda a apresentação foi conduzida pelo maestro Jairo Gomes, que está à frente do grupo há quase cinco anos.

“Ficamos muito felizes com o convite feito pela coordenação do evento, para mostrarmos a arte que fazemos e apresentamos para essas jovens. Que bom que podemos levar mensagens educativas através da nossa música e alegria”, disse Jairo Gomes.

Os musicistas extraem os mais diversos sons utilizando latas, tonéis, baldes, sucatas de eletrodomésticos, vidros e até computadores que são transformados pelos próprios agentes de limpeza em instrumentos musicais.

Durante a apresentação artística promovida pelo ‘Baticumlata’ o maestro Jairo Gomes convidou a reeducanda Amanda Fernandes, 24 anos, para interpretar uma música de sua autoria na qual relata sua experiência diária e ensinamentos adquiridos durante os quase dois anos de curso do Projovem. “Todas as aulas que recebemos foram extremamente importantes, eu e minhas amigas de cela já estamos colocando em prática o que aprendemos”, explicou.