Emlur instala novas papeleiras na Praça da Independência

Por - em 608

Ângela Costa

 

As alamedas da tradicional Praça da Independência, no Bairro Tambiá, ganharam novas papeleiras. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) instalou 36 unidades que irão atender a população e aos turistas que passeiam pelo local, considerado um dos principais pontos turísticos da cidade pelo seu valor histórico e patrimonial. O espaço público está passando por uma obra de revitalização por parte do governo municipal.DSC_9245

“Quem passeia por praças e vias públicas da cidade não imagina a importância das papeleiras. Elas contribuem diretamente na manutenção da limpeza pública, influenciando na educação ambiental de toda população”, observa Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Esse ano, a Emlur já instalou 250 papeleiras por toda a Capital. Essa ação esta sendo feita em diversas outras praças, a exemplo da Praça da Juventude, inaugurada recentemente no Bairro das Indústrias, onde foram instaladas 15 delas.

Além das praças, os equipamentos estão presentes nas avenidas, ruas e locais de grande circulação de pessoas, como na área central da cidade e a Orla Marítima. “A instalação de papeleiras faz parte das ações do poder público na melhoria das ações de limpeza urbana. Porém cabe a população exercer sua cidadania e fazer a sua parte nesse processo, acondicionando corretamente o lixo que produz, não jogando o material nas vias públicas e estimulando essa prática no seu dia-a-dia”, ressalta Fabiani.

Lixo no chão – A atitude de descartar lixo em vias públicas traz grandes problemas para a cidade: sujeira, poluição visual, proliferação de animais causadores de doenças e o entupimento de galerias pluviais, dificultando o escoamento das águas em período de chuva, levando a alagamentos das vias.

DSC_9238Vandalismo – As papeleiras continuam a ser um dos principais alvos de depredação entre os aparelhos públicos. Das 250 papeleiras instaladas este ano, 150 foram de reposição.

Todos os meses são descartadas papeleiras quebradas, queimadas ou explodidas. “Próximo à quadra de Manaíra, fizemos a reposição do equipamento três vezes num curto espaço de tempo”, citou o encarregado pela recuperação de papeleiras da Emlur, Ranulfo Borba. Além da Orla, o Centro e o Varadouro são os bairros onde é registrado o maior número de ocorrências de vândalos. No período de festas, como final do ano e São João, a ação destrutiva aumenta consideravelmente.

A população deve ter zelo pelo patrimônio público, fiscalizando e denunciando. As ações de vândalos podem ser denunciadas por meio do ‘Alô Limpinho’ 0800 083 2425.