Emlur e Ecobras coletam uma tonelada de lixo eletrônico na orla

Por - em 571

Ângela Costa

Aproximadamente uma tonelada de lixo eletrônico foi coletada nos novos pontos de coleta instalados na orla de João Pessoa nesse final de semana. A ação resultou da parceria entre a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Ecobras, empresa paraibana que trabalha com reciclagem de equipamentos eletrônicos. A meta inicial é chegar a 4,5 toneladas por final de semana. O segundo passo será expandir a instalação dos pontos de coleta para locais de grande circulação de pessoas como o Centro da cidade, supermercados, colégios e universidades.

Para atingir essas metas é preciso a participação efetiva da população. “É um ciclo positivo. A população só tem a ganhar. Ela se desfaz de um objeto que não se lhe serve mais, contribui com a manutenção da limpeza da cidade e do meio ambiente e ainda com a Casa da Criança com Câncer, que recebe R$ 50 a cada tonelada arrecadada”, disse o superintendente Lucius Fabiani.

Mensalmente a Ecobras recolher de 30 a 40 toneladas. Com a instalação dos novos pontos na orla da Capital, a expectativa é recolher mais 20 toneladas por mês. Os pontos de coleta estarão aptos a receber todo tipo de material eletrônico como componentes de computadores e seus periféricos; notebooks, copiadoras, televisores, ventiladores; baterias de chumbo; produtos magnéticos; ar condicionado; aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletro-eletrônico que acumule energia. A exceção fica por conta dos produtos da linha branca, pilhas e lâmpadas.

Segundo diretor da Ecobras, Franco Spessotto, a empresa é responsável pela coleta, desmontagem e descaracterização do equipamento. Posteriormente é feita a separação dos materiais: metal, vidro, plástico, fios, placas, drivers, fontes de alimentação e baterias recarregáveis e o repasse as empresas recicladoras, licenciadas e especializadas em cada tipo de produto. “Esse processo evita a utilização inadequada de partes do produto para fins que não sejam a reciclagem e cada tipo de produto retorna à cadeia produtiva como matéria prima economizando os recursos naturais”, explica.

Pontos de Coleta:

Busto de Tamandaré – Final da Avenida Presidente Epitácio Pessoa;

Largo da Gameleira – Final da Avenida Senador Rui Carneiro e

Retão de Manaíra – Final da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho.

Dias: sextas das 9h às 16h e aos sábados das 9h às 13h.