Emlur amplia coleta seletiva e meta é aumentar de 20 para 50 toneladas por mês

Por - em 1471

Ângela Costa

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vem promovendo ações voltadas para ampliação da coleta seletiva na Capital. A primeira intervenção foi no Núcleo de Coleta do Bairro dos Estados, que atende também ao bairro de Mandacaru e ao comércio da Avenida Epitácio Pessoa. A meta é ampliar de 20 para 50 toneladas coletados por mês. De acordo com Gilberto Felix, coordenador do setor, no primeiro semestre de 2015 cerca de 3 mil toneladas foram coletadas em toda João Pessoa, representando 2% do que é produzido na cidade. A meta é chegar a 6% com a reforma, ampliação e implantação de novas unidades até o final de 2016.

Para atingir a nova meta foi necessário ampliar o número de catadores de seis para 30, a quantidade de carrinhos de coleta, bem como ampliação do horário de coleta que passará a ser feita também no turno da noite. Para fazer essa coleta, a Emlur está firmando nova parceria com a Ascare JP. Após fechados os últimos detalhes da parceria será iniciada a coleta em todo o bairro e adjacências. “Os membros da associação irão receber o núcleo do Bairro dos Estados totalmente reformado. O prédio passou por uma reforma na parte elétrica, hidráulica, pintura e retelhamento e foram construídas bainhas para a separação dos materiais coletados. A expectativa é que a coleta volte a regularidade ainda no mês de setembro”, informa Felix.

Desde o ano de 2014 que a Emlur vem estudando meios para ampliar a coleta seletiva na cidade. “A medida se dará com base no que determina a Lei 12.956/14, que trata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa, no final de 2014. O Plano traz projeções para a Limpeza Urbana para os próximos 20 anos. Nesse período a PMJP deverá implantar 10 novos núcleos em pontos estratégicos da cidade”, explica superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani.

Atualmente a cidade de João Pessoa conta com cinco galpões. O maior deles é localizado no Aterro Sanitário Metropolitano, na Instância Mussuré, os demais estão nos bairros de Cabo Branco, Mangabeira, Bancários e Bairro dos Estados. Três associações, vinculadas a Emlur, fazem a coleta seletiva do material encaminhado para esses galpões – Astramares (Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis), Ascare (Associação de Catadores de Resíduos de João Pessoa) e Acordo Verde. Cerca de 200 catadores estão cadastrados.

O Poder Público, através da Emlur disponibiliza a infraestrutura, como prédio para acondicionamento do material coletado, além de equipamentos, fardamento (calça, camisa, boné e luvas), alimentação (almoço) e transporte.

“A contrapartida da população será na mudança de habito com relação ao seu lixo domiciliar, separando os resíduos úmidos (orgânico) dos secos (reciclável)”, incentiva. Nos dias de coleta domiciliar deverá ser recolhido apena o lixo úmido. O recolhimento de materiais como plástico, vidro, alumínio, lata e papel deverá ser realizado pelos agentes da coleta seletiva atendendo a um calendário especifico.

Tele Atendimento – a população pode participar dando sua sugestão através do 0800 083 2425, e do site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br e nas redes sociais.