Ação da Emlur atende aproximadamente 30 mulheres

Por - em 366

Ângela CostaDSC_4945

Prevenção foi a palavra de ordem nas atividades promovidas pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), no Centro de Treinamento Esportivo, no Bairro de Valentina Figueiredo, dentro das atividades do “Outubro Rosa” promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Aproximadamente 30 mulheres alteraram sua rotina diária de trabalho para receber orientações de como cuidar melhor da saúde e ter uma melhor qualidade de vida.

A Secretaria de Saúde disponibilizou 30 exames de mamografia. O exame da mama foi feito na hora e as mulheres a partir de 40 anos ou com um quadro de risco foram encaminhadas para o exame de mamografia. Geane Nogueira, mastologista do Hospital Santa Isabel, ressaltou que a Prefeitura de João Pessoa tem mantido a realização das mamografias para mulheres a partir dos 40, diferentemente da orientação nacional que tem feito somente a partir dos 50 anos, realizada a cada dois anos. “É uma atitude muito importante porque a prevenção é a melhor medida no combate a doença e o ideal é que seja feito o exame a partir dos 40 anos”, disse.

As participantes puderam verificar a pressão, assistir a palestra da odontóloga Claudia Accioly, sobre como prevenir doenças bucais, além de orientações nutricionais. Na ocasião as servidoras tiveram a oportunidade de fazer o exame RCQ – relação entre as circunferências da cintura e do quadril. O ideal é que essa relação resulte em 80 centímetros. Acima de 80 é sinal de atenção e acima de 88 é indicio de alto risco de doenças cardiovasculares.

As profissionais orientaram sobre a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares e adoção de atividades físicas na rotina diária. “As pessoas devem ter um olhar para o todo, físico, emocional e espiritualmente para se obter uma melhor qualidade de vida”, orienta Samira Rodrigues, nutricionista.

O atendimento na Vila Olímpica foi dirigido a ala feminina da Emlur, que fazem parte dos Núcleos localizados nos bairros da Penha, Grotão, Mangabeira e Valentina Figueiredo. Várias profissionais como clínico geral, nutricionistas e enfermeira da rede de saúde municipal atenderam as servidoras, além das profissionais da Autarquia dos setores psicossocial, médico e odontológico durante toda a manhã.

De acordo com a programação, a próxima ação será realizada no Núcleo da Emlur, no Bairro de Jaguaribe, atendendo também as servidoras dos bairros de Cruz das Armas e Oitizeiro. A programação será encerrada na sede da Autarquia, prevista para o próximo dia 29 de outubro.