Emlur realiza arrastão de limpeza na Avenida Tancredo Neves
Ângela Costa
Equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) executam serviços de limpeza em toda a extensão da Avenida Tancredo Neves, no Bairro do Baixo Roger, nesta sexta-feira (16). Cerca de 30 agentes estão empenhados na retirada de lixo, entulho, metralha e vegetação ao longo da via, bem como nas galerias pluviais. Na próxima semana, a equipe de Educação Ambiental da Emlur vai percorrer todo o local, repassando informações à população e aos comerciantes sobre a importância e os benefícios de se manter a cidade limpa.
Segundo Rubens Marques, responsável pela limpeza, a programação prevê a limpeza do trecho que vai da Praça Padre Zé até a Praça da Socic, compreendendo cerca de dois quilômetros. Nesse trecho existe em torno de 12 pontos de lixo, que são aqueles locais onde a população descarta resíduos indevidamente no dia-a-dia, apesar do Bairro do Roger contar com a coleta domiciliar regular as segundas, quartas e sextas-feiras. Na Avenida Tancredo Neves a coleta é diária. “Não justifica as pessoas continuarem sujando a via. Nós vamos afixar nesse percurso placas de ‘Proibido jogar lixo’ para tentar coibir o descarte irregular da população”, argumenta.
No trecho estão sendo realizados serviços de retirada de resíduos, limpeza e desobstrução de galerias pluviais, capinação, roço e coleta. Além das equipes que executam os serviços manuais, a Emlur disponibilizou uma retroescavadeira e quatro caçambas para a coleta do material.
A estudante Josiele Araujo considera importante a ação da Prefeitura e diz que seria bom se os moradores fizessem a sua parte e não sujassem a área. A aposentada Maria do Carmo disse que é comum ver bichos como rato e baratas transitando nos locais próximos aos pontos de lixo. Segundo ela, não são apenas os moradores da avenida que sujam, aparecem pessoas de outros locais e descartam metralha, móveis e animais mortos nos pontos de lixo. “É um absurdo, principalmente porque grande parte desse lixo a Emlur poderia recolher na casa das pessoas como poda, metralha e móveis”, disse.
Segundo o superintendente, Lucius Fabiani, a Emlur tem feito esse tipo de ação cotidianamente para manter os bairros de João Pessoa cada vez mais limpo. “Organizamos arrastões em vários pontos da cidade para garantir a limpeza urbana. Pedimos a colaboração da população para que nos auxilie na manutenção dessa limpeza não jogando resíduos, seja metralha, poda ou móveis nas vias públicas, calçadas, canteiros, terrenos ou nos leitos dos rios”, ressalta.
Mais ações – Bessa, na Avenida Argemiro de Figueiredo e no Parque Paraíba; Mangabeira, na Avenida Hilton Souto Maior; Bairro do Novais, Jardim Planalto e Jardim Cidade Universitária, além da limpeza diária das praias de Tambaú e Cabo Branco.
Alô Limpinho – A população pode denunciar situações irregulares à Emlur. Ligue 0800 083 2425 – 3214 7634.