Parceria entre Emlur e SMS beneficia agentes de limpeza com próteses
Ângela Costa
Cerca de 60 servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) estão ‘rindo à toa’ com a entrega de próteses totais (superiores e inferiores) resultando em benefícios diretos na mastigação e na autoestima de todos. O beneficio foi fruto de uma parceria da Autarquia com a Secretaria de Saúde de João Pessoa, dentro do Projeto ‘Brasil Sorridente’, do Governo Federal.
De acordo com informações da coordenação do setor Odontológico da Autarquia, a próxima etapa do projeto contemplará os servidores da Emlur com próteses parciais. A previsão é que a confecção das peças seja liberada já em 2016. As próteses são confeccionadas no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro da Torre.
“O projeto ‘Brasil Sorridente’ é muito importante porque resgata não somente a função mastigatória, como também a autoestima. No caso específico dos agentes de limpeza, que registrava um grande número de desdentados, a entrega do material registrou uma diminuição significativa do problema”, ressalta a coordenadora do setor de Odontologia da empresa, Maria do Carmo Pessoa.
Um dos primeiros agentes de limpeza da Autarquia que foi beneficiado pelo projeto, José Francisco da Silva, 67 anos, falou sobre sua satisfação com o resultado e a felicidade de participar desse tipo de ação. “Sinto-me muito feliz. Antes das próteses eu tinha dificuldade de mastigar e até de falar, agora não tenho mais estes problemas. Até o meu sorriso estava comprometido porque ficava encabulado”, contou o servidor.
Serviço Odontológico – O setor funciona de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde, por demanda livre de atendimento a todos os funcionários da Emlur, cônjuges e respectivos filhos. Os serviços oferecidos são: restaurações em resina e amálgama, limpeza de tártaro, aplicação de flúor e pequenas extrações.