Emlur e SMS trabalham juntas no combate ao mosquito Aedes aegypti

Por - em 497

Ângela Costa

A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria de Saúde de João Pessoa iniciam, nesta quarta-feira (16), a partir das 8h, uma ação integrada de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti em terrenos baldios. A intervenção faz parte das ações integradas que vem sendo implementadas pela Prefeitura da Capital no combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, e o zika vírus, este último relacionado à proliferação de casos de microcefalia em bebês no útero materno.

A execução da ação vem sendo discutida, esta semana, pelos coordenadores de Educação Ambiental da Emlur e da Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental da SMS. Inicialmente será feita a ação nos bairros do Bessa, Valentina e Rangel. “Enquanto a equipe Operacional da Emlur estiver realizando a limpeza de terrenos, as demais equipes estarão visitando as residências circunvizinhas realizando o trabalho de prevenção e conscientização dos moradores com relação à prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, explica Carol Estrela, coordenadora do setor de Educação Ambiental da Emlur.

“É comum os entulhos descartados em terrenos, canteiros e leito de rio concentrarem recipientes propícios para a proliferação do mosquito. Nesses casos a Emlur tem feito a limpeza imediata da área levando em conta a questão da saúde pública” , enfatiza o superintendente de Limpeza Urbana da Capital, Lucius Fabiani. “A população deve ser nossa parceira nesse momento, porque será difícil a Prefeitura combater o mosquito e a proliferação dessas doenças graves se cada um não fizer a sua parte no dia-a-dia”, observa Lucius Fabiani, superintendente Emlur.

Segundo ele, é importante frisar que a manutenção e conservação da área, que inclui muro ou cerca e vegetação de terrenos baldios, compete ao proprietário. No procedimento normal é feita a notificação do terreno e estabelecido um prazo de cinco dias para que o proprietário providencie a limpeza. “Nesses casos evidentes de riscos à saúde pública, a notificação e autuação têm sido aplicadas compulsoriamente e a limpeza realizada de imediato, enviando a conta para o dono do terreno”.

De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, os donos de terrenos que não mantiverem a propriedade limpa estão sujeitos a multa estabelecida entre 100 a 400 Ufis, sendo aplicado mais 100 por reincidência.

A Emlur realiza diariamente a limpeza de terrenos, canteiros, leitos de rios e outros diversos pontos de lixo espalhados pela cidade. A população pode solicitar ações de limpeza urbana e serviços da Emlur através do Alô Limpinho 0800 083 2425 ou 3214 7628.