Emlur define esquema de limpeza para a orla da Capital

Por Ângela Costa - em 618

 

Ângela Costa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), definiu seu esquema de limpeza para as festas de final de ano na orla da Capital. Ao todo, a Emlur vai contar com um contingente de 500 pessoas para garantir aos moradores e turistas de João Pessoa uma maior comodidade nas festividades do Réveillon. Os agentes trabalharão em toda a extensão, desde a Praia do Sol até o bairro do Bessa, na divisa com Cabedelo.

As equipes iniciarão os trabalhos a partir desta quinta-feira (31) até as primeiras horas do dia 1º de janeiro, com maior concentração nas divisas das praias de Tambaú e Cabo Branco. “A ação será executada no local antes, durante e depois do evento, mantendo a cidade limpa e organizada. É importante destacarmos a agilidade na execução da operação de limpeza da Emlur, já que logo nas primeiras horas de 2016 a orla estará pronta para ser visitada e admirada por todos”, garante o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

O esquema funcionará da seguinte maneira: equipes de limpeza de varrição e catação ficarão distribuídas na altura do Busto de Tamandaré até a meia noite do dia 31 de dezembro. Além desses serviços, será realizada a coleta domiciliar regular, que atende a área três vezes ao dia. O caminhão compactador transporta todo o resíduo produzido pelos comerciantes, hoteis e restaurantes de toda a área da orla para o Aterro Metropolitano.

“O trabalho dos agentes no local só é possível até a meia noite devido à grande concentração de pessoas. Nós pedimos a população e comerciantes da área que não joguem lixo nas vias públicas ou na areia da praia. Se cada um fizer a sua parte, a limpeza de toda área estará garantida já nas primeiras horas do dia”, explicou Lucius.

“A Emlur ainda vai distribuir dezenas de sacos plásticos para o acondicionamento adequado dos resíduos e instalar contentores extras, somando-se as dezenas de papeleiras já disponíveis no local”, afirmou Mozart Castro, diretor operacional da Autarquia. Segundo ele, as equipes de fiscalização estarão atuando na orientação aos vendedores ambulantes e aos grupos de pessoas que montarão tendas, todos cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). “A orientação é manter o local limpo disponibilizando recipientes para o descarte de resíduos durante todo o evento”, ressalta.

Na passagem do ano, os catadores da Coleta Seletiva também irão participar do trabalho atuando na coleta dos materiais recicláveis. Todo o material recolhido na festa será encaminhado para um dos cinco galpões de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os principais itens coletados são garrafas plásticas, latas, papelão e plástico.

Limpeza pós-evento – De acordo com a programação da Emlur, os serviços recomeçam no dia 1º de janeiro, a partir das 6h da manhã. Um contingente de mais de 100 homens farão um grande arrastão nas praias. Na faixa de areia será utilizada uma varredeira mecânica, uma máquina que peneira a areia retirando os pequenos resíduos, incluindo materiais cortantes como vidro e alumínio.

“É importante que todos tenham cuidado no descarte de pequenos resíduos na areia da praia, pois com a subida da maré, muitas vezes, esse material acaba indo para o mar, contribuindo para a morte prematura de centenas de animais marinhos por ingestão de lixo”, orienta Carol Estrela, responsável pelas equipes de educadores ambientais da Emlur.