Mais de 20 estabelecimentos comerciais aderiram ao Programa de Coleta Seletiva
Ângela Costa
Mais de 20 empreendimentos comerciais já se cadastraram no Programa de Coleta Seletiva da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A capacitação dos estabelecimentos cadastrados foi iniciada nesta terça-feira (26) na churrascaria Sal e Brasa, no Bairro do Bessa.
“Para o programa ter êxito o ideal é que todos os setores da empresa entendam e adotem a proposta. Com o sucesso do programa nós teremos ganhos ambientais, econômicos e sociais”, afirma o Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.
Na visita realizada nesta terça-feira, as orientações foram repassadas a gerência, maitre, pessoal da cozinha e aos funcionários que desempenham serviços gerais com foco na separação de resíduos do material inorgânico ou secos (plásticos e vidros) potencialmente reciclável. “Uma das principais orientações é que esse material seja acondicionado em recipiente próprio para, posteriormente, ser repassado a Associação de Catadores de Resíduos (ASCARE), que atende ao Bairro do Bessa”, disse o coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, Josué Peixoto.
O gerente do estabelecimento, Israel Silva, informou que em média a churrascaria coleta em torno de 700 litros de resíduos diariamente. Segundo ele, não é possível estimar o percentual de redução que o estabelecimento irá atingir já no primeiro mês, porque são muitas variáveis a serem analisadas. “Pra se ter uma idéia, antes da instalação de uma filial são analisados dados de três anos para chegar a uma média real dos meses de alto e baixo consumo, sem contar variações como a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol”, explica.
Cada estabelecimento pode disponibilizar para a coleta domiciliar regular até 200 litros de resíduos por coleta, acima desse percentual devem pagar pelos resíduos excedentes. Materiais mais comuns recicláveis: papel, papelão, vidro, sacolas e latas. Não recicláveis: palito de dente, guardanapo, papel higiênico, lã de aço ou embalagem de biscoito, resíduos que devem ser destinados ao lixo comum.
Serviço – Os bares, restaurantes, condomínios e outras empresas interessados em aderir ao programa de Coleta Seletiva, com foco nos inorgânicos ou secos (plásticos e vidros), podem fazer o cadastro na sede da Emlur, no setor de Educação Ambiental, das 8h às 11h. A equipe estará disponível para ministrar palestras, nas quais serão dadas orientações básicas sobre a separação dos resíduos recicláveis, equipamentos, materiais e custos. Mais informações através do Alô Limpinho 0800 083 2425.