Grupo Catadores de Arte participa de workshop ministrado pelo Olodum

Por - em 730

Renato Britto

DSC_3586O grupo cultural ‘Catadores de Arte’, formado por servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), participou de um Workshop coreografado ao som dos tambores e batuques do ‘Tambores e Cores’, pertencente ao Olodum. O intercâmbio cultural aconteceu na Casa da Pólvora, na tarde da quarta-feira (24), e foi promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Proci. O evento terá seu segundo dia de oficinas nesta quinta-feira (25), a partir das 15h.

Os doze componentes do grupo baiano apresentaram ao público oficinas simultâneas de percussão e dança. Eles realizaram com muita alegria e descontração exercícios de aquecimento e aperfeiçoamento da técnica utilizada nos palcos, além dos ritmos e passos coreografados, geralmente aplicados nas famosas apresentações do Olodum.

Para o coordenador do ‘Tambores e Cores’, Pacote do Pêlo, esse tipo de troca musical vivida em eventos dessa natureza enriquece ainda mais aqueles que trabalham e vivem da música. “Já é a segunda vez que venho a João Pessoa e me sinto extremamente feliz por ter a chance de vir nessa cidade e levar um pouco da cultura baiana. Todo o grupo tem sido muito bem recebido pelos pessoenses. Com certeza, também estamos levando um pouco da cultura dos paraibanos para Salvador”, ressaltou.

O primeiro dia do projeto contou com a presença de aproximadamente 130 participantes, que interagiram durante todo o tempo, recebendo dicas e ensinamentos dos artistas baianos. DSC_3575

Projetos para 2016 – A Divisão de Arte e Cultura da Emlur (Diac), planejou para este ano várias oficinas de treinamento e aperfeiçoamento que serão direcionadas aos integrantes do ‘Catadores de Artes’. A primeira já aconteceu e foi ministrada pelo percussionista Renato Lucena, na Aldeia SOS, no bairro de Mangabeira.

De acordo com o maestro Jairo Gomes, o investimento na qualificação dos músicos é extremamente importante para que desenvolvam um excelente trabalho nos palcos. Ele afirmou que o processo de aprendizagem é algo fundamental para a essência do grupo. “Todas essas oficinas contribuem com o crescimento pessoal e musical de cada integrante. Trabalhamos essas estratégicas coletivas no intuito de desenvolver a vontade de melhorar cada vez mais o desempenho e compromisso com a música”, disse.

Participam das oficinas os artistas locais: Luciano Oliveira, Érica Maria, Luana Lima, Paula Vale, Walter Oliverio, Chico Viola, Katiusca Lamara, Joelma Ferreira, Cely Sousa, Lúcio Aureliano, entre outros profissionais que atuam na cultura paraibana. O resultado desses ensinamentos será a montagem de um musical com o ‘Catadores de Artes’, cuja estreia está prevista para o mês de junho.