Emlur promove oficinas para os componentes do “Catadores de Arte”

Por - em 982

DSC_3973Renato Britto

Com a ideia de experimentar um momento de aprendizagem o grupo cultural ‘Catadores de Arte’ da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), integrado por servidores do órgão, participa nestas quarta (16) e quinta-feira (17), de uma Oficina de Canto e Teatro. As aulas acontecem na sede da Autarquia e são ministradas pela cantora e compositora Erica Maria.

Oficinas de arte estão sendo realizadas desde o início do mês de março e são de iniciativa da Coordenação de Arte e Cultura (Diac) da Autarquia. “Novas técnicas, ritmos e melodias estão sendo apresentados para o grupo. Cada profissional tem colaborado para o crescimento do ‘Catadores de Arte’ com seu talento e dedicação. Novos instrumentos estão sendo apresentados: alfaias, repiques, caixas, agogô, triangulo e atabaque. Os agentes estão bastante motivados e empolgados por participar dessas oficinas, pelo fato de terem acesso ao universo de novos artistas que trabalham com educação e inclusão social. Essa é uma excelente oportunidade para resgatarmos e percebemos novos talentos”, declara Antônia Souza.

A Oficina de Canto e Teatro teve início com uma atividade de aquecimento corporal, onde os 24 participantes foram orientados a alongar o corpo, para evitar possíveis lesões durante os exercícios. Em seguida, foram executadas músicas infantis para estimular o resgate da emoção, aliada ao uso de elementos lúdicos confeccionados pelos próprios agentes.

“É fundamental trazer para essa oficina, o sentimento da emoção experimentado na infância, explorado nas canções infantis que foram utilizadas. Como esse grupo trabalha diretamente com a arte em diversas vertentes, nosso foco é fazer com que cada um transborde emoção, seja pela voz, seja através do corpo. A arte precisa fluir junto com a emoção”, argumenta Erica Maria, ministrante das oficinas.

Além da Oficina de Canto e Teatro, o grupo “Catadores de Arte” terá a oportunidade de participar de oficina de percussão, dança e expressão corporal, ministradas por Renato Lucena e Luciano Oliveira, Joelma Ferreira e Luana Lima, respectivamente.