Emlur faz analise do lixo da coleta domiciliar de João Pessoa

Por - em 977

Ângela Costa

 

EMLUR_Análise lixo (2)A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) finaliza, esta semana, a análise do lixo domiciliar de João Pessoa no Aterro Sanitário Metropolitano, com base no método Francês Modecom, que faz a caracterização de resíduos separando-os por amostragem em 13 categorias. O trabalho, coordenado pela Autarquia, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), possibilita traçar um diagnóstico dos resíduos por bairro dando parâmetros para a criação de políticas públicas para a limpeza urbana adequadas a realidade de cada bairro da cidade.

Segundo Joacil Morais Júnior, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, o trabalho está sendo feito por amostragem. “O objetivo é conhecer as características dos resíduos e de sua evolução, dados que poderão auxiliar na criação de ações efetivas de Política de Limpeza Urbana, como coleta seletiva, campanhas educativas de educação ambiental, compostagem, além do controle da vida útil do Aterro”, explica.

O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, explica que esse monitoramento é feito desde 98. O primeiro foi realizado para possibilitar a elaboração do projeto e dimensionamento para a construção do Aterro Sanitário. Posteriormente, foi realizado nos anos de 2001, 2003, 2006 e 2011.

“Esse trabalho é importante levando em conta que a caracterização do resíduo possibilita que sejam tomadas decisões que, efetivamente, resultem em significativa redução no total de resíduos descartados, com reflexos na melhoria da qualidade de vida da população, do meio ambiente e na utilização dos nossos recursos econômicos e profissionais na gestão dos resíduos sólidos”, argumenta Lucius Fabiani.

 Método Francês Modecom – Esse método faz a caracterização dos resíduos separando-os por amostragem em 13 categorias. Cada categoria tem um tipo de tratamento. São elas: papel; plástico; vidro; orgânico; metal; papelão; resíduos especiais (perigosos – solventes/metais pesados/resíduos de serviços de saúde); inertes (pedras/ osso); inflamáveis; higiene pessoal (fraldas/absorventes/papel higiênico); tecido; resíduos verdes (podas) e finos (menores que dois centímetros).