Melhorias no Setor Operacional da Emlur geram queda de 30% nas reclamações do Teleatendimento

Por Ângela Costa - em 662

Melhorias na prestação de serviço implantadas na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) em 2016 geraram uma queda em torno de 30% nas demandas do Teleatendimento da empresa, referente a solicitações e queixas.  No ano de 2015 o “Alô Limpinho” registrou em torno de 27 mil ligações. Este ano pouco mais de 19 mil.

O superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani, ressalta ações que geraram essa redução, como a implantação do Sistema de Monitoramento de Veículos, que permite o acompanhamento em tempo real dos veículos da Emlur e das empresas terceirizadas que prestam serviço de limpeza pública para a Prefeitura de João Pessoa, o que gerou melhorias no sistema de coleta domiciliar.

Outra mudança determinante foi a melhoria no Setor de Fiscalização, com a qualificação dos servidores, além da ampliação da coleta de poda e entulho. Ele ressaltou ainda o remanejamento das áreas entre as empresas terceirizadas, que resultou em mudanças nos roteiros e horários da prestação de serviço à população na coleta domiciliar, poda e entulho.

“A implantação de todas essas medidas resultaram na melhoria do nosso trabalho e na consequente redução no número de demandas para o nosso teleatendimento, seja para solicitação de ações ou reclamação. O nosso serviço tornou-se mais eficiente, pois estamos buscando a agilidade na sua execução, nos antecipando as solicitações da população”, explica Fabiani.

As demandas desse ano poderiam ser ainda menores. Segundo ele, esse ano o número de ligações sofreram influência das demandas referentes à chikungunya e a zika, sem contar com as solicitações de limpeza de terrenos privados, que é obrigação dos proprietários e não da gestão pública. Mais de mil solicitações são referentes a denúncias de terrenos com lixo e excesso de vegetação.

Alô Limpinho – A ligação para o 0800 083 2425 ou para o 3214 7628 é gratuita. O serviço pode ser acionado de segunda à sexta-feira, entre 7h às 12h e 12h às 17h00 (exceto feriados). O prazo para atendimento é até dez dias úteis.

O sistema esta à disposição da população para informações sobre limpeza urbana, reclamações, sugestões e solicitação de serviços como coleta (domiciliar, especial, seletiva e de difícil acesso); Cata Treco; recolhimento de animais de grande porte (vivos ou mortos); lixo eletrônico; limpeza de terreno; entulho e pontos de lixo. A população também pode solicitar os trabalhos das equipes de educadores ambientais; do grupo Catadores de Arte (Baticumlata, Coral e Teatro) e da Oficina de Artes.

O procedimento é simples e rápido. As atendentes esclarecem dúvidas do usuário zelando pela satisfação do cliente e pelo atendimento de boa qualidade. Cada ligação dura em torno de 3 a 4 minutos, tempo necessário para protocolar a solicitação, coletar os dados do solicitante – nome, telefone, endereço – com ponto de referência. Essa ligação gera um número de protocolo que é repassado ao usuário para que ele possa acompanhar o tramite do seu processo. Os dados gerados alimentam um banco de dados da Autarquia, utilizado pela empresa no planejamento das ações de limpeza urbana da cidade.