Emlur chama atenção da população para o descarte de lixo perfurocortante

Por Angela Costa - em 1328

O descarte de material perfurocortante de maneira indiscriminada pode causar acidentes graves àqueles que manuseiam sacolas de lixo descartadas diariamente pela população. A vítima, em geral, pode ser o porteiro, catador de material reciclado ou o agente de limpeza que trabalha na coleta domiciliar.

Acidentes podem ser causados pelo descarte de vidro, espelho quebrado, objetos enferrujados, facas, latas de conserva, espeto de churrasco, cacos de cerâmica, materiais pontiagudos, espinha de peixe, casca de siri ou de caranguejo. “Esses materiais devem ser envolvidos em jornais, papelão ou em caixas de sapato. Os casos de acidentes são poucos, mas é sempre bom ter atenção para evitar que os profissionais sejam prejudicados”, afirma o coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, Josué Peixoto.

Para esse serviço é indispensável o uso de itens de segurança – luvas e botas, primordiais na prevenção de acidentes e doenças. Faz parte também do kit de segurança o protetor solar, farda de manga comprida, além de capa para dias de chuva. As equipes da noite dispõem ainda de faixas reflexivas sobre o fardamento.

MAIS DICAS

  • Atenção ao dia da coleta da sua rua.
  • Não coloque resíduos da construção civil na coleta domiciliar, devido o risco de danos ao equipamento de compactação do caminhão.
  • Elimine pontos de lixo para não atrair bichos e contribuir para proliferação de doenças.
  • Seringas e agulhas devem ser entregues em unidades de saúde municipais para o devido descarte.
  • Medicamentos vencidos devem ser entregues em farmácias.
  • Lâmpadas, baterias e pilhas devem seguir as regras da logística reversa, na qual o fabricante e o distribuidor devem disponibilizar pontos de coleta para receber o produto e dar a destinação correta.
  • Utilize os pontos de coleta de lixo eletrônico disponibilizados pela Emlur.
  • Utilize o Cata Treco disponibilizado pela Emlur para descarte de objetos de grande porte.
  • O óleo comestível deve ser armazenado e repassado a um dos diversos pontos de coleta existente na cidade, a exemplo da Emlur (Departamento de Educação Ambiental).

Alô Limpinho – Mais informações ou solicitação de serviços através do 0800 083 2425/3214-7628/3214-7644 e 3255-8444. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados).