Emlur e Zoonoses seguem com palestras educativas para agentes de limpeza

Por - em 868

As palestras educativas sobre o combate e proliferação de roedores, mosquitos e caracóis africanos, voltadas para os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), seguem na próxima quarta-feira (12), no Núcleo Administrativo do Centro. A capacitação, iniciada no último mês de maio, é resultado da parceria entre a Divisão de Bem Estar Social (Dibes) da Emlur e a Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A programação visa capacitar os agentes de limpeza para tornarem-se multiplicadores junto à população de João Pessoa. “As orientações acerca de evitar manter qualquer tipo de recipiente que acumule água são sempre ressaltadas, pois são importantes para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chinkungunya. O trabalho de capacitação também foca nos cuidados para prevenir e combater roedores, principais propagadores de doenças graves como leptospirose, transmitida, principalmente, pela urina de ratos”, ressaltou Niedja Fernandes, coordenadora da Dibes.

As instruções dos técnicos da Vigilância Ambiental e Zoonoses também reforçam os esclarecimentos a respeito do combate aos caracóis africanos, cientificamente denominados de Achatinafulica, que provocam a angiostrongilose abdominal, levando à perfuração do intestino. Esses animais chamam a atenção dos pesquisadores pela grande capacidade de reprodução.

Como os caracóis possuem pulmões, recomenda-se colocá-los num balde com água e sabão para afogá-los. O sabão, inclusive, impede que eles escalem as paredes do recipiente. Segundo especialistas, se colocados diretamente numa sacola plástica, eles a comerão. Recomenda-se ainda observar o local infestado por, pelo menos, três meses para verificação de reinfestações, já que podem realizar até cinco posturas por ano, podendo atingir de 50 a 400 ovos em cada uma delas.

 Serviço – Demandas de limpeza urbana devem ser encaminhadas por meio do ‘Alô Limpinho’:  0800 083 2425, 3214-7628, 3214-7644 e 3255-8444. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Contato também por meio das redes sociais.

Já a Vigilância Ambiental e Zoonoses atende a população pelos seguintes números: 3218- 9357 ou 3218-7780 – Central de Atendimento; 3214- 3459 – Gerência e 3214- 5718 – Disque Dengue.