Emlur intensifica manutenção e limpeza no trajeto da tradicional Romaria da Penha
As equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) estão intensificando, esta semana, os serviços de manutenção e zeladoria das vias que compõem o itinerário da tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha, programada para acontecer no final do mês de novembro. Os serviços foram iniciados nos bairros do Centro, Penha, Mangabeira e Castelo Branco e se estenderão por todo o percurso, que vai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro) até o Santuário da Penha – aproximadamente 15 quilômetros.
De acordo com o Departamento de Geoprocessamento da Autarquia, a operação de limpeza é realizada em três etapas: antes, com a manutenção das ruas e avenidas; durante e após o evento, ainda na madrugada, com o recolhimento do lixo descartado pelos fiéis. “A Procissão da Penha faz parte da nossa programação anual e, essas vias, passam por manutenção periódica. Portanto, o nosso planejamento é voltado para agilizar e manter as ações após a passagem dos participantes”, enfatiza o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.
Ele aproveita para solicitar a todos que prestigiam a procissão e que colaborem evitando jogar o lixo nas ruas da cidade. “Solicitamos que as pessoas utilizem nossas lixeiras existentes no caminho para o Santuário da Penha, ou até mesmo levem uma sacola plástica para a colocação dos resíduos”, enfatizou.
Nesta quarta-feira (8), os serviços se concentraram na Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Bairro da Penha, em direção ao Trevo das Mangabeiras, localizado na divisa dos Bairros Mangabeira e Bancários, além do Centro da cidade e Castelo Branco. Os serviços incluem varrição, roço, capinação, catação, coleta, pintura de meio fio e recolhimento de entulhos e podas em terrenos em todo o trajeto do evento religioso.
Outras ações – As equipes da Emlur atuam ainda nas avenidas Epitácio Pessoa, Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), Tancredo Neves e Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), além dos bairros Altiplano, Mangabeira, praças dos bairros Castelo Branco e Geisel, além do Parque Paraíba, no Bessa. A Emlur conta ainda com equipes fixas na Orla Marítima, Centro, nos bairros que possuem Núcleos Administrativos e a Equipe Aquática que dá suporte as ações da Defesa Civil Municipal.