Equipes da Emlur realizam ação educativa porta a porta no Cuiá

Por Ângela Costa - em 1986

Aproximadamente 100 residências no Conjunto Água Fria (Cuiá), todas localizadas ao redor da Área de Proteção Ambiental (APA), foram visitadas, nesta segunda-feira (5), por representantes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A equipe, formada pelo pessoal da Fiscalização, Engenharia e Educação Ambiental, realizou uma ação educativa porta a porta com objetivo de sensibilizar e conscientizar os moradores sobre a problemática do descarte inadequado de resíduos da construção civil e entulhos nas proximidades da APA existente no local e informações sobre a legislação vigente, além de mapear os pontos de descarte do local.

“Nós vemos muitos descartes irregulares, principalmente de carroceiros que chegam com material de resto de construção que descarregam na mata”, disse Maria Lúcia, residente do local. Socorro dos Santos disse que tem interesse em ações que estimulem os moradores a cuidarem dessas áreas, criando uma parceria com o poder público na preservação dos espaços coletivos. “É um privilegio morar próximo a áreas verdes e acredito que é possível investirmos em ações nas quais os moradores se comprometam em cuidar dessas áreas, evitando o descarte de lixo e o desmatamento como já vemos aqui no local”, observa.

O engenheiro ambiental da Emlur, Sylvio Silomar, que coordenou a ação, informou que foram visitadas cerca de 100 residências, localizadas em ruas que rodeiam a Área de Proteção Ambiental (APA), que são áreas destinadas à proteção e conservação da fauna e flora, importantes para a qualidade de vida da população local e da proteção dos ecossistemas regionais. “O nosso objetivo é conscientizar os moradores sobre o descarte adequado do lixo, sobre a importância da preservação das APAs, além de informar sobre a legislação vigente, com enfoque na penalidade aquele que descarta irregularmente em espaços públicos”. A multa gira em torno de 400 UFIRs, algo em torno de R$ 13 mil.

O segundo passo é um monitoramento da área. Nesta segunda-feira foram mapeados em torno de seis pontos de descarte. Recentemente a Emlur recolheu aproximadamente 40 toneladas de entulho.  “Após essa retirada de material, nós faremos o monitoramento da área durante aproximadamente 30 dias para quantificar novos descartes no local, além de mensurar os custos financeiros do poder público para a limpeza da área”.

Serviços – A Emlur disponibiliza à população serviços de recolhimento de restos de construção, podas, entulhos e móveis ou objetos descartados pela população. Móveis e objetos inservíveis podem ser recolhidos sem custos pelo projeto Cata-Treco da Autarquia. Já o recolhimento de restos de construção, demolição ou reforma, bem como de poda são recolhidos, gratuitamente até a quantidade máxima de 2,5m² (equivalente a uma média de 2 a 3 carroças de tração animal).

Para agendar basta ligar para o Alô Limpeza – 0800 083 2425/3214-7628/3214-7644 ou 3255 8444.