Cantoras se unem em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres no Parque da Lagoa
Um encontro inédito que marcou o Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta quinta-feira, 8 de março. As cantoras Diana Miranda, Renata Arruda, Meire Lima e Dandara Alves se uniram pela primeira vez em um show gratuito promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no Parque da Lagoa Sólon de Lucena. Além da atração musical, o dia também foi marcado por ações de saúde e cidadania. O evento foi uma parceria das Secretarias Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Saúde (SMS), Emlur, Funjope e AnimaCentro.
Para a secretária Lídia Moura, o 8 de março é um dia de luta, resistência e mobilização. “É um dia histórico de luta, mas também de homenagear as mulheres. O movimento feminista faz revolução há duzentos anos todos os dias sem disparar um único tiro e sem fazer qualquer segregação. Mas ainda temos muito o que avançar para diminuir esses números alarmantes de violência contra as mulheres”, afirmou.
“O empoderamento feminino deve vir do berço. A gente precisa ter uma educação menos sexista e tratamento mais igualitário. Nós precisamos construir esse sentimento de poder, de liberdade e de amor próprio na cabeça das nossas meninas”, ressaltou Dandara Alves. “Que essa data nos traga renovação e muita reflexão para através disso a gente conseguir dias melhores para todas as mulheres. Estamos precisando de mais igualdade e respeito”, completou Meire Lima.
Já a cantora Diana Miranda falou sobre o encontro cultural das quatro intérpretes paraibanas. “São quatro timbres totalmente diferentes. A Meire Lima tem uma identificação bem rural. A Dandara Alves mais sambista. A Renata Arruda mais roqueira e eu com uma pegada mais internacional. Obrigada a Prefeitura de João Pessoa por esse encontro”, disse. “Estou muito feliz por estar participando desse encontro tão lindo. Viva a música e as mulheres da Paraíba”, complementou Renata Arruda.
Outras ações – Além do show com as artistas paraibanas, o dia 8 de março foi marcado por diversas ações de saúde e cidadania, feira de serviços, palestras e desfile de moda. A programação começou às 8h com a Ação de Saúde e Cidadania promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). À tarde, foi realizada uma caminhada com mulheres da Emlur e da SEPPM, um desfile de moda sustentável, além da apresentação do grupo Catadores de Arte.
Parcerias – A programação contou ainda com a parceria das Secretarias Municipal de Educação (Sedec), Desenvolvimento Social (Sedes), Habitação (Semhab), Coordenadoria LGBT e Cidadania Racial e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Coordenadoria do Patrimônio Histórico (Copac), Orçamento Participativo (OP), além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Associação Esperança e Vida, Associação de Artesãs de Cabedelo, Sindicato das Artesãs.