Emlur dá continuidade ao recolhimento de pneus para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti

Por Ângela Costa - em 2247

A destinação de pneus usados continua sendo um fator preocupante para as autoridades governamentais, já que seu descarte inadequadamente pode transformá-lo em criadouros perfeitos para a procriação em massa de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e zika em períodos de chuva. Uma das ações da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é realizada através da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Semanalmente uma equipe recolhe pneus em borracharias de pequeno porte e terrenos baldios da Capital para evitar que esses pneus acabem sendo jogados em terrenos, canais, beira de rios, calçadas ou canteiros.

Para ele, os órgãos públicos e a população devem trabalhar em parceria com ações simples do dia a dia, evitando o descarte inadequado de itens que possam acumular água como copos descartáveis, tampas, pneus ou recipientes diversos. “Todos esses itens citados podem se transformar em criadouros. É importante esse trabalho conjunto para evitar a doença, porque a dengue, chikungunya e zika podem causar desde dores nas articulações, microcefalia, até a morte”, orienta o coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, Josué Peixoto.

A equipe da Emlur recolhe os pneus semanalmente, geralmente às quintas-feiras, utilizando o caminhão baú do Projeto Cata-Treco. “Nós recebemos as demandas e fazemos um roteiro pela cidade”, explica. O caminhão recolhe com freqüência em pequenas borracharias nos bairros de José Américo, Valentina Figueiredo, Mangabeira, Costa e Silva, Cruz das Armas ou Ernesto Geisel e armazena os pneus num galpão no Bairro Varadouro.

A população pode contribuir descartando adequadamente os pneus usados ou informando o descarte inapropriado. Os serviços da Emlur podem ser acionados por meio do Teleatendimento – Alô Limpeza 0800 083 2425, 3214 7628/7644 e 4255 8444.

Logística Reversa – Pela resolução do CONAMA nº 258/99, os fabricantes e importadores de pneus devem coletar e dar destinação final ao produto, bem como os distribuidores, revendedores, reformadores e consumidores finais são co-responsáveis pela destinação final dos pneus.

Em João Pessoa, a Prefeitura Municipal contribui disponibilizando veículos para o recolhimento das unidades na cidade, além de disponibilizar um local para o armazenamento. A logística reversa fica por conta de uma empresa de São Paulo, Reciclanip, que recolhe as unidades e dá a destinação correta, como determina o CONAMA.

MAIS DICAS    

  • Pequenas borracharias podem solicitar a retirada de pneus ligando para o Alô Limpeza – 0800 083 2425/3214-7628/3214-7644 e 3255-8444. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriado);
  • Mantenha pneus em áreas cobertas para evitar o acúmulo de água;
  • Verifique com freqüência se existem possíveis criadouros para o mosquito em áreas externas de sua casa, local de trabalho ou empreendimento comercial.
  • Tenha cuidado ao manusear o pneu, pode haver bichos como escorpião, aranhas ou ratos no seu interior.