Emlur realiza ação preventiva com a limpeza e manutenção de canais

Por Ângela Costa - em 934

Com a proximidade do período de chuvas na Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Defesa Civil Municipal, dá continuidade ao planejamento anual na execução de serviços de limpeza e desobstrução de canais da cidade. O serviço, executado pela Equipe Aquática da Emlur, consiste na remoção de entulhos como metralha e móveis; limpeza de canais; córregos; canaletas e galerias. Nesta quinta-feira (15), os serviços se concentram na Comunidade Santa Clara, no Bairro Castelo Branco.

“O nosso planejamento é voltado para preparar a cidade para o período de inverno que se aproxima, facilitando o escoamento das águas em dias de chuva intensa, evitando inundações e prejuízos para a população, principalmente em áreas de risco”, afirma Lucius Fabiani. Segundo ele, já foram realizadas a manutenção e limpeza no Bairro Mandacaru, no Alto do Céu e no Porto de João Tota, João Agripino, na Comunidade Tito Silva, em Miramar e no Bairro São José, na limpeza das canaletas da escadaria. “É importante que a população colabore e evite jogar lixo e entulho nos canais e no seu entorno”, reforça.

A ação deve seguir por um período de no máximo 90 dias. A equipe aquática conta com o reforço de caçambas, retroescavadeira e equipamentos manuais na retirada do lixo e da vegetação que impedem o fluxo das águas. “A população tem mais uma oportunidade de verificar a importância do trabalho preventivo de limpeza e desobstrução de rios e canais realizados em pontos estratégicos da cidade”, disse Samyr Sampaio, diretor do Diretoria de Tratamento e Destinação Final (Detradif).

De acordo com o planejamento, esse trabalho é realizado durante todo o ano. A equipe aquática da Emlur, composta por 16 homens, trabalha no desassoreamento de rios e canais para permitir o fluxo contínuo das águas e evitar a ocorrência de alagamento. A Defesa Civil faz a parte de orientação e o mapeamento dessas regiões que necessitam de ações preventivas. As equipes ficam de sobreaviso para atuar na cidade em casos de emergência.

“Nós agradecemos por esse serviço porque quando chove a água sobe muito e muitas vezes chega a entrar na casa da gente”, disse Maria Alves, moradora da Comunidade Santa Clara. Jorge Amadeus ressalta que a população joga muito lixo, que além de entupir os canais, causa mau cheiro e atraí bichos como ratos, baratas e mosquitos. “Essas pessoas fazem isso e não reconhecem que prejudica todos, inclusive as suas próprias famílias”, disse.

Alô Limpeza – Descarte seu lixo adequadamente. Ligue 0800 083 2425 ou 3214 7628/7644 e 3255 8444 para solicitar os serviços da Emlur– Cata Treco, metralha, poda, limpeza de terreno, de rios e canais, praças e prédios públicos. Informações adicionais no site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais da Emlur.