Emlur inicia programação da campanha Outubro Rosa

Por Célia Rangel e Renato Brito - em 594

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) inicia às 9h desta quarta-feira (17), em sua sede, a programação da Campanha Outubro Rosa em alusão à prevenção do câncer de mama. A abertura acontece com um café da manhã para as servidoras, além de atendimento médico e exames de mamografia.

“Promover ações voltadas para conscientizar as servidoras a respeito da importância dos cuidados voltados para prevenir o câncer de mama é muito importante e a Emlur sempre está envolvida com a causa”, ressaltou o superintendente Lucius Fabiani.

De acordo com a coordenação da Divisão de Bem Estar Social (Dibes) do órgão, setor responsável pela organização da programação, ainda no período da manhã ocorre atendimento médico com mastologistas e os exames de mamografia solicitados serão encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para marcação. Simultaneamente às consultas, acontece aplicação de vacinas (tétano e hepatite). Em outro momento, um grupo de terapeutas envolve as colaboradoras da Autarquia com a prática de danças, entre outras atividades.

“As atividades previstas para o período da manhã encerram-se com testemunhos de servidoras da Autarquia vítimas de câncer de mama, expondo suas experiências de enfrentamento e vitória contra a doença”, frisou Cidaura Silveira, coordenadora da Divisão de Bem Estar Social.

No período da tarde, a atenção é com a beleza, incluindo cuidados faciais (limpeza de pele e maquiagem), corte de cabelo e serviço de manicure. Além disso, acontecem oficinas de Dança do Ventre, Arte Terapia, Introdução a Libras e Terapia, ministradas pelos alunos de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do professor Robson Xavier. Encerrando o dia, apresenta-se o grupo musical Catadores de Arte, composto por servidores da Emlur.

Histórico – A campanha ‘Outubro Rosa’ surgiu em Nova York, Estados Unidos, em 1990, a partir de um evento (“Corrida pela Cura”), promovido pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation com o objetivo de arrecadar fundos para pesquisa. Desde então, o mundo inteiro incorporou o que se tornou uma grandiosa campanha voltada para chamar a atenção a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.