Descarte correto de entulho evita inundações e proliferação do mosquito da dengue
Dias de chuva e descarte inadequada de resíduos não resultam numa boa combinação. O lixo jogado em terrenos, calçadas e canteiros pode causar o entupimento de bueiros e ainda contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza diariamente a coleta de entulhos descartados inadequadamente em terrenos, canteiros e leitos de rios. No ano de 2018 foram aproximadamente 167.600 toneladas de entulho recolhidos.
De acordo com o Departamento de Apoio Técnico e Planejamento da Emlur (DEATAP), cerca de 14 mil toneladas foram recolhidas ano passado. Esse ano, já chegou a 11 mil toneladas recolhidas e encaminhadas para o aterro Metropolitano de João Pessoa, em Mussuré.
“Para minimizar os danos do descarte de resíduos inadequados, a Prefeitura realiza obras de drenagem, limpeza de galerias, de terrenos, de rios, porém para que essas ações tenham um alcance satisfatório é necessário que a população faça a sua parte e contribua com a limpeza urbana”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Emlur. Segundo ele, todos os anos são registrados prejuízos para o poder público e a população devido inundações, proliferação de insetos e doenças, além de transtornos no trânsito em vários pontos da cidade.
No período de chuvas também aumenta a preocupação do descarte de lixo com relação à proliferação de bichos, como ratos, baratas e o surgimento de doenças como leptospirose, dengue, chikungunya e zika. O lixo é um dos principais responsáveis, sendo por exemplo criadouros perfeitos para o Aedes aegypti.
“Boa parte da população vem se conscientizando da importância de colaborar com a limpeza urbana da cidade. Nesse período de chuvas intensas é um bom momento para reflexão, de analisar a importância de cada um fazer a sua parte”, reforça.
Alô Limpeza – A população pode solicitar a limpeza de terrenos ou pontos de lixo ligando para 0800 083 2425 ou 3214 7628. Ao receber a demanda, um fiscal vai ao local para realizar uma vistoria técnica e verificar de quem é a propriedade, qual o tipo de equipamento necessário, bem como a quantidade de agentes necessários para a execução da limpeza do local.
Faça a sua parte:
– evite descare de resíduos em terrenos, canteiros, calçadas e leito de rios;
– Ligue para o Alô Limpeza para solicitar a coleta de restos de construção civil e entulhos (pequena quantidade), além de móveis e eletroeletrônicos.
– respeite os horários de coleta domiciliar do seu bairro;
– vistorie sua residência frequentemente para eliminar criadouros de mosquito Aedes aegypti;
– descarte seu lixo nas papeleiras e lixeiras espalhadas pela cidade.