Emlur parabeniza agentes de limpeza pelo seu dia, comemorado neste sábado

Por Ângela Costa - em 644

Eles colaboram para deixar a cidade mais limpa, contribuem para a preservação do meio ambiente e estão no ‘pelotão de frente’ na luta contra a disseminação do Coronavírus. São os agentes de limpeza. O dia desses profissionais é comemorado neste sábado (16) em todo o País.

“Diante dessa pandemia vemos mais uma vez a importância do trabalho desses profissionais e o Dia do Agente de Limpeza é uma oportunidade de demostrarmos nosso respeito e reconhecimento pelo bom trabalho” afirma Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

As luvas, o boné e a máscara fazem parte dos instrumentos de trabalho, desses profissionais que atuam limpando a cidade diariamente. Em João Pessoa, são em torno de 1.200 agentes de limpeza que começam a trabalhar cedo, junto com os primeiros raios de Sol ou pingos de chuva nas ruas, avenidas, praças, praias ou parque, eles passam por todos os cantos da cidade.

Lucius Fabiani destaca que João Pessoa é considerada uma das Capitais do Nordeste com melhores resultados no quesito limpeza urbana. “O nosso trabalho é continuo, no qual buscamos melhorias na qualidade dos serviços com a aquisição de equipamentos, bem como na melhoria da qualidade de vida desses guerreiros e guerreiras que trabalham pela limpeza da nossa cidade contribuindo não só para a limpeza urbana, mas para a saúde pública”, reforça.

Os agentes de limpeza realizam diariamente serviços de capinação, varrição, coleta e pintura de meio fio, além de coleta de resíduos em terrenos públicos, leito de rios, canais, encostas, canteiros, calçadas, praças, coleta de resíduos de residências, prédios públicos, condomínios e eventos.

 Faça a sua parte – Toda população pode colaborar com o trabalho dos agentes de limpeza. Basta respeitar o dia da coleta domiciliar do seu bairro, não jogar lixo em terrenos e buscar usar os recipientes para deposito de lixo espalhadas por toda cidade. “E em tempos de Coronavirus é importante ter atenção ao descartar o material infectante gerado nas residências, como máscaras, lenços e luvas. Use dois sacos plásticos para embalar e em seguida coloque para a coleta domiciliar, prestando atenção ao Calendário da Emlur – buscando o dia e horário do seu bairro. Medidas simples que contribuem com a nossa saúde e dos agentes de limpeza”, orienta Marcela Medeiros, coordenadora da Coleta Seletiva da Emlur.

Outra boa maneira de colaborar com o trabalho dos agentes de limpeza é ter atenção na hora do descarte de materiais perfurocortantes. Basta embalar em caixas de papelão, garrafas pet ou em varias camadas de jornal para evitar acidentes com quem manipula os resíduos, como o agente de limpeza, catador de material reciclável ou o porteiro do seu prédio.