Emlur coleta 7,9 toneladas de lixo durante carnaval na Capital
Mais de 7,9 toneladas de lixo foram coletadas pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) durante os 12 dias de carnaval em João Pessoa, incluindo o Folia de Rua e o Carnaval Tradição, da sexta-feira (10) até a terça-feira (21). Já no período referente aos quatro dias de feriadão de carnaval – sábado (18) e terça-feira (21) –, foram coletadas 2,3 toneladas de lixo. O volume foi 5% superior ao do ano passado.
“Apesar de o período de carnaval geralmente ter um acréscimo na quantidade de lixo coletado devido às comemorações realizadas na praia e nos corredores, com desfiles dos blocos e também pelo fato de a cidade ter recebido mais turistas do quem em outros anos, percebemos que o volume de lixo cresceu apenas 5% em relação aos outros anos, o que mostra que a população está mais consciente para a importância do descarte correto do lixo”, afirmou a superintendente da Emlur, Laura Farias.
A média de lixo coletado durante o Folia de Rua foi de 700 toneladas por dia. No carnaval foi de 579 toneladas, já que neste período muitos pessoenses aproveitam o feriadão para viajar para outras cidades do Litoral paraibano. Nas praias de Tambaú e Cabo Branco, nos quatro dias de carnaval, foram coletadas 148.190 toneladas de lixo, uma média de 37 toneladas por dia.
A Emlur preparou um esquema especial para manter a cidade limpa durante os dias de carnaval, com uma média de 150 agentes trabalhando diariamente em equipes de arrastão de limpeza. O reforço foi concentrado nos corredores de folia, na região da praia e nos bairros onde houve carnaval descentralizado. Além disso, a Autarquia manteve a limpeza domiciliar em todos os bairros da Capital, através dos caminhões coletores, a poda, o recolhimento de entulhos e de caixas estacionárias.
“A Emlur realiza a limpeza da cidade diariamente, mas também é importante contarmos com a ajuda e conscientização de todos os moradores para que evitem acumular lixo e descartar em terrenos baldios, no meio da rua, nas praias e demais espaços públicos. Essa é uma questão de cidadania e respeito ao meio ambiente, que beneficia toda a população”, afirmou Laura Farias.