Servidores da Emlur participam de campanha pela saúde da mulher

Por - em 541

Em 2010, mais de 12 mil mulheres morreram de câncer de mama no Brasil, seja por complicações da doença ou por receberem um diagnóstico tardio. O dado, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foi divulgado nesta terça-feira (9), durante a abertura do projeto “Toda Mulher Gosta de Rosa”, realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

A campanha de prevenção se integrou ao movimento “Outubro Rosa” e está sendo desenvolvida pela Divisão de Bem-Estar Social (Dibes). O objetivo é conscientizar as funcionárias da autarquia sobre a importância da prevenção da doença. Segundo o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, a adesão ao Outubro Rosa é parte de uma série de políticas que vêm sendo desenvolvidas no órgão. “Estamos buscando a melhoria da qualidade de vida de nossos trabalhadores”, disse.

Durante a solenidade de abertura, foi apresentada uma esquete do grupo de teatro Agentes da Alegria, que contou, de forma bem humorada, a história de uma mãe em depressão porque havia sido diagnosticada com a doença, mas que retomava o ânimo com o apoio das amigas. O Coral da Emlur também preparou uma apresentação especial para o dia, acompanhado do grupo de percussão Baticumlata, da maestrina Fátima França e do maestro Carlos Anísio.

Parceria – O projeto “Toda Mulher Gosta de Rosa” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), ambas da Prefeitura de João Pessoa. Elas estão oferecendo a estrutura necessária para as atividades de prevenção ao câncer, que serão realizadas nos dias 16 e 24 deste mês, na sede da Emlur. Nestas datas, as servidoras do órgão terão a oportunidade de se consultar com uma mastologista, tirar dúvidas e agendar exames clínicos.

Durante a abertura do projeto, a titular da SPPM, Lucia Silva, lembrou que esta parceria com o órgão começou em 2005, com a criação da Caminhada das Mulheres da Emlur. E Maria José Béchade, adjunta da pasta, acrescentou que a SPPM vai colocar à disposição da população de João Pessoa um box para que as mulheres possam ter um dia para conversar com especialistas, no dia 20 de outubro, a partir das 9h, na Praça Rio Branco.

Donativos – Dentro do projeto, a Dibes está promovendo uma campanha entre os servidores da Emlur para a doação de material de higiene pessoal, que será destinado à organização não governamental Amigos do Peito. Os produtos podem ser entregues até o dia 23 deste mês, na sede da Autarquia e serão repassados à ONG durante o encerramento do projeto, no dia 24.

De acordo com a vice-presidente da ONG, Jeane Santos Silva, o trabalho do grupo é realizado há 11 anos e oferece apoio psicológico e auxílio às mulheres acometidas pelo câncer de mama. Jeane convidou as mulheres da Emlur a comparecer às reuniões do grupo, que busca conscientizar as participantes e tirar o medo do exame de mamografia.

Cuidados dos homens – Durante a solenidade, Lucius Fabiani falou aos funcionários da Emlur que pretende ampliar este tipo de ação, com a realização de uma campanha de combate ao câncer de próstata. Lucius lembrou que, todos os anos,  a doença atinge vários homens – mas que, mesmo assim, muitos ainda resistem à prática do exame preventivo.