Agentes da Emlur coletam mais de 46,6 mil toneladas de lixo no primeiro trimestre de 2015
Ângela Costa
Os agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletaram 46,6 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente de janeiro a março de 2015, de acordo com a Diretoria de Planejamento da Emlur. Esse montante refere-se ao lixo jogado indevidamente em terrenos, leito de rio, encostas, canteiros e canais em diversos pontos da cidade.
“O descarte irregular traz diversos transtornos para João Pessoa e para a população, inclusive financeiro. O poder público acaba custeando o serviço de limpeza dessas áreas que estão sendo sujas por uma parcela da população que se recusa a fazer a sua parte para manter a cidade limpa”, argumenta o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.
No ano de 2014, a quantidade recolhida chegou a 220,8 mil toneladas. Em 2015 já são 46,6 toneladas, uma média de 155 toneladas mês. Esse montante registrado pela Diretoria de Planejamento da Emlur refere-se ao que é pesado na balança do Aterro Sanitário Metropolitano. Nesse total não estão incluídos os resíduos da construção civil e nem os móveis e materiais eletrônicos recolhidos nas ruas pela equipe do Cata Treco.
Terrenos baldios e encostas – Uma das situações mais presentes na cidade são montanhas de lixo em terrenos baldios e em encostas. De acordo com levantamento da Emlur, ano passado, 1.232 proprietários de terrenos foram notificados e 548 autuados por não manterem sua propriedade limpa. Os números de 2015 já chegam a 268 e 79, respectivamente. “Em muitos locais a limpeza é feita pela manhã e a tarde já tem lixo novamente. A população precisa fazer a sua parte porque o poder público tem ficado sobrecarregado pela falta de sensibilidade de alguns”, afirmou Mozart Soares, diretor Operacional.
Cata Treco – Na Divisão de Coleta Seletiva foi registrado este ano um aumento em torno de 60 a 70% no descarte de móveis. “No período de final de ano a população se empolga em renovar os móveis, mas nem todos tem o cuidado de utilizar a forma adequada de descarte”, observou o coordenador do setor, Gilberto Félix. São aproximadamente cinco toneladas coletadas pelo Cata Treco por mês, desse montante, em torno de 60%, é recolhido nas ruas da Capital, descartado irregularmente.
Seinfra – Além do lixo coletado pelos agentes de limpeza da Emlur, somam-se os resíduos recolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que registra em torno de 10 toneladas mês retiradas de galerias pluviais, córregos e canais. Em período de chuva esses resíduos são carreados para dentro das galerias e causam uma série de alagamento em vários pontos da cidade.
“Alô Limpinho” – A população pode contribuir com uma cidade mais limpa acionando os serviços da Emlur por meio do 0800 083 2425/ 3214 7634. O serviço está à disposição dos cidadãos para a obtenção de informações, emissão de reclamações, sugestões e solicitação de serviços – coleta domiciliar/Cata Treco/Recolhimento de animais (de grande porte vivo ou morto) lixo eletrônico/poda e entulho. Mais informações pelas redes sociais e o site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br.