Agentes de limpeza da Emlur recebem palestra sobre combate a vetores e roedores

Por Renato Britto - em 671

Visando a orientação e capacitação dos seus agentes de limpeza, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, vem promovendo uma série de palestras educativas nos Núcleos Administrativos. Desta vez, o evento foi realizado nesta quinta-feira (20), no Núcleo de Mangabeira, localizado na Praça do Coqueiral, e contou com a presença de aproximadamente 30 agentes.

A palestra foi conduzida pela técnica de Vigilância em Saúde, Alcileide Ferreira, que esclareceu sobre a importância da prevenção e combate aos focos de vetores e roedores no ambiente de trabalho e em casa. “Nossa mensagem é mostrar, de forma simples e objetiva, a possibilidade de combater a ação desses animais tão nocivos à nossa saúde. A leptospirose, por exemplo, pode matar o ser humano e é transmitida pela urina do rato”, disse.

Na oportunidade, também foram abordadas instruções de como erradicar e prevenir pontos de procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e o Caramujo Africano, que transmite a meningite eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral, denominados pragas urbanas, que se proliferam em ambientes com água parada, umidade e baixa vegetação. Ainda foi apresentada aos participantes a forma correta de recolhimento e acondicionamento desses animais.

“Aprendi muita coisa hoje e vou colocar em prática não apenas no meu trabalho, mas principalmente, na minha casa. Assim posso contribuir com a boa saúde da minha família e vizinhos. Quero multiplicar tudo o que foi ensinado”, declarou a agente de limpeza, Luzia Ferreira, após participar da palestra.

Serviço – Demandas de limpeza urbana devem ser encaminhadas por meio do ‘Alô Limpinho’:  0800-083-2425, 3214-7628, 3214-7644 e 3255-8444. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Contato também por meio das redes sociais.

Já a Vigilância Ambiental e Zoonoses atende a população pelos seguintes números: 3218- 9357 ou 3218-7780 – Central de Atendimento; 3214- 3459 – Gerência e 3214- 5718 – Disque Dengue.