Ambulantes são foco da Emlur em ação educativa no Centro da Capital
Ângela Costa
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) iniciou, nesta quinta-feira (3), uma ação educativa nas ruas do Centro voltada para os comerciantes ambulantes, com foco naqueles que trabalham com alimento, a exemplo do açaí, milho ou cana de açúcar. A meta é atingir 200 ambulantes nos meses de novembro e dezembro. O objetivo é incentivar a categoria a adotar medidas básicas de acondicionamento dos resíduos produzidos por eles, buscando melhorar a limpeza das ruas do Cento da Cidade.
O superintendente do Órgão, Lucius Fabiani explica que essa é uma operação complementar, pois a Emlur já conta com equipes permanentes de limpeza para atender o Centro da Capital, atuando nos três turnos. “A ação de conscientização dos fiscais vem para fortalecer nosso trabalho, além disso, nos reforçamos as equipes de varrição e instalamos novas papeleiras em alguns pontos do Centro”, explica.
A intervenção será feita durante o mês de novembro e dezembro, meses nos quais é verificado um aumento considerável do fluxo de pessoas no centro e o conseqüente aumento das vendas dos ambulantes. “Para o êxito da ação é importante que não só os ambulantes, mas a população faça o descarte adequado dos resíduos”.
O chefe do Setor de Fiscalização da Emlur, Geraldo Gean de Souza, responsável pela ação, informa que foram designados, inicialmente, 12 fiscais distribuídos por várias ruas nas quais se concentram os ambulantes, a exemplo das ruas Guedes Pereira e Santos Dumont e todo o anel externo do Parque da Lagoa Sólon de Lucena. “Os fiscais da Autarquia repassam informações básicas sobre o acondicionamento adequado dos resíduos produzidos por eles e distribuem sacos plásticos para incentivar que todos contribuam com a limpeza pública dos locais onde trabalham”, explica.
“Alô Limpinho” – Encaminhe sua demanda por meio do 0800 083 2425 e 3214 7628. Através desse serviço a população pode obter informações, emitir reclamações ou sugestões sobre demandas de limpeza pública. Informações também por meio do site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais.