Campanha Novembro Azul da Emlur atende cerca de 300 servidores

Por Ângela Costa - em 487

Mais de 300 servidores foram contemplados, nesta quarta-feira (20), pelos serviços oferecidos na programação do Novembro Azul, disponibilizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria de Municipal Saúde (SMS), na sede da empresa.

De acordo com a Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur, na empresa, existem três homens com diagnóstico de câncer de próstata. “O dia de hoje é importante como chamamento para os homens, mas nós fazemos um acompanhamento durante o ano todo, orientando e encaminhando os nossos servidores para tratamento e acompanhamento nas mais diversas áreas”, explicou Damiana Rodrigues, coordenadora do setor.

Francineudo Camargo, 54 anos, aproveitou para fazer diversos exames, mas o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que detecta o câncer de próstata, ficou para outro dia. “Não foi possível porque andei de moto, um dos fatores contra-indicados para fazer o teste”. Nestes casos, a Dibes encaminha o funcionário para a USF mais próxima da sua residência.

A motivação dele para se cuidar com a prevenção do câncer foi ter perdido um amigo, há v bg15 anos com apenas 51 anos de idade. “Acompanhei todo o processo da evolução da doença do meu sogro. Ele descobriu a doença em estágio avançado quando tinha 49 anos, quando começou a sentir fortes dores e acabou falecendo dois anos depois”, relatou.

Segundo Késsio Brito, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o tratamento do câncer de próstata ainda é prejudicado pelo preconceito social. “Essa parceria entre a SMS com a Emlur é importante, levando em conta o contingente de servidores homens existentes na empresa. É uma maneira de incentivar e facilitar o acesso aos exames”, argumenta.

Segundo ele, além do PSA – exame de sangue que detecta o câncer de próstata, inflamação e hiperplasia prostática benigna, é importante fazer o toque retal e a ultrassonografia, todos disponíveis no SUS. “Os servidores que apresentaram alterações no exame do PSA foi encaminhado para fazer outros exames nas nossas redes de atendimento à saúde”, disse.