Cata-Treco da Emlur já registra aproximadamente mil solicitações em 2016

Por - em 1107

Ângela Costa

Movidos pelo desejo de renovação com a proximidade de 2017, muitas pessoas aproveitam para trocar móveis e eletrodomésticos. São sofás, guarda-roupas, geladeiras, TV, itens de peso que são difíceis de descartar. Esse impasse pode ser facilmente resolvido acionando o Cata-Treco da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), por meio do Alô Limpinho – 0800 083 2425. De janeiro a outubro de 2016 o Tele atendimento registrou aproximadamente mil solicitações.

O projeto foi criado pela Emlur para evitar o descarte irregular desses utensílios em calçadas, ruas, terrenos, canteiros e leitos de rios, além de estimular as pessoas a doarem seus pertences ainda em condições de uso, de forma que possa servir a outras famílias. Em bom estado os itens recolhidos são destinados à doação ou restaurados pela equipe da Oficina de Artes da Emlur. Caso não seja possível a recuperação, os objetos são encaminhados para um dos cinco núcleos de Coleta Seletiva da Autarquia. Sem condições de reaproveitamento o destino é o Aterro Sanitário Metropolitano, localizado na BR – 101- no Bairro Mussuré.

Das solicitações, 5% dos objetos estão em condição de uso e podem ser doados de imediato, outros 20% vão para a coleta seletiva e 75% vão para o Aterro. “Muitos objetos que são descartados inadequadamente poderiam ser reaproveitados caso o nosso serviço fosse acionado, a exemplo de sofás e geladeiras”, disse chefe do setor de Coleta Seletiva da Autarquia, Josué Peixoto.

Segundo ele, no final do ano, os pedidos aumentam de 8 a 10 por dia. Os objetos mais comuns doados pela população são sofás, TV, colchões, geladeiras, fogões e máquinas de lavar, em se tratando de repartições públicas são mais armários e cadeiras. “O Cata-Treco, é um serviço gratuito e de fácil acesso. Aquele que quiser descartar móveis basta ligar 0800 0832425 ou 3214 7658 e agendar. Os agentes da Emlur vão buscar na casa do solicitante em até três dias úteis. O cidadão contribui para a preservação do meio ambiente e com a limpeza de sua cidade”, reforçou.

O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, disse que o serviço tem “o propósito é estimular a população a destinar adequadamente móveis e eletrodomésticos. Essa ação contribui para evitar o entupimento de bueiros, galerias pluviais, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”. Ele ressaltou ainda que o descarte inadequado desses objetos é considerado crime ambiental previsto em Lei Federal e no Código de Postura do Município de João Pessoa, sujeito a penalidades.

“Alô Limpinho” – Encaminhe sua demanda por meio do 0800 083 2425 e 3214-7628. Através desse serviço a população pode obter informações, emitir reclamações ou sugestões sobre demandas de limpeza pública. Informações também por meio do site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais.