“Catadores de Artes” participa da entrega do novo Parque da Lagoa
Renato Britto
No próximo domingo (12), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), entregará à população o novo Parque da Lagoa, totalmente reformado. E para comemorar a entrega desse espaço de lazer e diversão, foi elaborada uma vasta programação que inclui a participação da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), representada pelo projeto cultural “Catadores de Artes”, formado por agentes de limpeza do órgão que fará uma apresentação a partir das 15h, na Praça Oiti, localizada próxima à antiga Loja Esplanada.
Para o evento, foi preparado um Cordel Educativo, baseado no poema escrito pelo cordelista Tiago Monteiro, abordando a temática da Coleta Seletiva. A ideia surgiu com o propósito de levar uma mensagem de conscientização sobre a importância da coleta seletiva no dia a dia. “Estamos preparando essa apresentação para mostrar, de forma lúdica, através das artes, como a coleta seletiva pode ser inserida na nossa rotina, trazendo benefícios ao meio ambiente e alertando sobre o consumo sustentável”, afirmou a coordenadora da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, Antonia Souza.
Ainda de acordo com Antonia, por se tratar de uma criação coletiva, foram convidados para participar desse projeto o músico Mário Bezerra, a professora e atriz Luana Lima, responsável pela coreografia dos integrantes do Cordel Educativo e também o maestro e servidor da Emlur Jairo Gomes.
Segundo o superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani, o principal objetivo é mostrar, por meio do cordel, de forma leve, os benefícios da adesão à coleta seletiva. “A apresentação sobre a temática é fruto das oficinas de teatro, voz e percussão, ministradas pelos professores e oficineiros durante três meses de trabalho, com os integrantes do Catadores de Artes”, frisou Lucius.
A apresentação exigiu a confecção de figurino especial. O grupo estará vestido sinalizando as dez cores representantes da coleta seletiva. Atualmente, é considerada um recurso inteligente para solucionar o problema de lixo. E, para facilitar a compreensão, foram criadas cores padronizadas que auxiliam a separação detalhada dos materiais recicláveis.
Confira abaixo a relação abaixo.
Azul – Papel/papelão
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Preto – Madeira
Laranja – Resíduos Perigosos
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde
Roxo – Resíduos Radioativos
Marrom – Resíduos Orgânicos
Cinza – Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação