‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’ incentiva o descarte correto do lixo na orla

Por - em 964

O projeto “Cidade Limpeza, Verão Beleza” chegou à orla de João Pessoa, neste sábado (8), levando muita alegria e informação as pessoas que aproveitaram os primeiros raios de sol na praia de Tambaú. Munidos de sacolas de lixo, cartilhas educativas e o discurso afinado, as equipes de educação ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) convidaram a população para ajudar na limpeza da cidade.

A abertura contou com a presença de funcionários, diretores e do grupo de percussão Baticumlata, além do mascote da Emlur, Limpinho da Silva, que lembrou, de forma irreverente, a importância da conservação das papeleiras e de sua utilização correta no descarte do lixo. “Todos temos que fazer a nossa parte para que a cidade fique limpa, não apenas no verão, mas em todo o ano”, destacou a diretora de Educação Ambiental, Carol Estrela.

Liderados pelo mascote Limpinho da Silva, as equipes da Emlur iniciaram conversas com a população, dando dicas sobre o descarte correto do lixo e de como é possível utilizar a praia sem contribuir para a poluição. Uma das pessoas abordadas foi a campinense Renata Soares, que aprovou a iniciativa e garantiu ter mais cuidado com a limpeza nas areias. “Sempre acabo esquecendo de trazer uma sacola, mas, agora, isso será rotina. Prometo”.

Ação continuada – Para o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, a intenção é fazer com que toda a população adquira o hábito de cuidar do próprio lixo, não apenas neste período. “O trabalho de agora é voltado para o verão por conta do aumento do fluxo de pessoas, mas queremos que as pessoas adquiram a responsabilidade com seu lixo o ano inteiro, por isso as ações da Emlur não param”.

De acordo com a Diretoria de Operações da Autarquia, para este período é esperado um aumento de 20% na quantidade de resíduos apenas na orla da capital paraibana. Por conta disso, entre as ações previstas está a ampliação da coleta domiciliar nos bairros onde se concentra o maior índice de população flutuante durante os meses de alta estação na cidade.