Colaboradores da Emlur participam de palestra sobre violência contra a mulher

Por - em 470

Emlur_palestra_violencia_contra_mulher_Com o objetivo de orientar os colaboradores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) sobre a violência contra a mulher, a Divisão de Bem Estar Social (Dibes) da Autarquia, com o apoio da Secretaria de Mulheres de João Pessoa está promovendo uma série de palestras sobre o assunto.

As palestras educativas estão acontecendo nas administrações externas da Autarquia, situadas nos bairros de Jaguaribe, Tambiá, Cruz das Armas, Centro, entre outros. Além de prestar orientações acerca da importância do enfrentamento à violência doméstica, também está sendo abordada a Lei Maria da Penha.

Na palestra realizada na Emlur, a advogada Izabelle Pontes Ramalho, representante do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, iniciou a atividade definindo o que é violência contra a mulher. “Acho necessário falar sobre a definição, seus aspectos e o que é disponibilizado pelo Poder Público para o atendimento jurídico, psicológico, sexual, moral e também patrimonial à mulher vítima de violência”, afirmou.

Para a agente de limpeza da Emlur, Bernadete Gomes Ribeiro, as informações passadas nas palestras conscientizam as mulheres sobre seus direitos. “A violência contra a mulher é um crime e quanto mais informadas sobre o assunto mais chances temos de nos proteger procurando o amparo da lei. Esses homens violentos agridem suas companheiras e muitas vezes assassinam”, desabafou.

“Vivenciei uma situação de violência doméstica. Foi um período de muito sofrimento em que me sentia amedrontada e sem coragem de tomar uma atitude para me libertar. Mas, graças a Deus, criei coragem e procurei o Centro de Referência da Mulher que me acolheu e deu todo o apoio necessário. Hoje sou divorciada e vivo sem medo”, ressalta Maria José Vieira da Costa, chefe do setor de Arquivo da Emlur.

Caminhada das Mulheres – Na próxima quarta–feira (04) será realizada a XI Caminhada das Mulheres, concentração no Ponto de Cem Réis, às 8h00.