Coleta de lixo eletrônico na Capital registra mais de 47 mil quilos no período de janeiro a maio deste ano

Por Ângela Costa - em 3443

Os pontos de coleta de lixo eletrônico disponibilizados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e pela Ecobras, empresa parceira da Prefeitura Municipal de João Pessoa, registram o descarte de 47,1 mil quilos de lixo eletrônico, no período de janeiro a maio deste ano.

A Emlur disponibiliza pontos de coleta em vários pontos da Capital e a Ecobras faz coleta em vários pontos da Região Metropolitana do Estado. A empresa é sediada no município do Conde, especializada no reaproveitamento e na destinação correta desse tipo de material.

Em 2017, foram registrados cerca de 82,9 mil quilos. Dos pouco mais de 47 mil quilos coletados este ano, cerca de 24,5 mil quilos foram coletados nos pontos disponibilizados pela Emlur.

“Este ano, a Emlur recolheu material da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa, Instituto Nacional do Seguro Social e da empresa BB Tecnologia e Serviços, prestadora de serviço do Banco do Brasil. Somente a coleta feita na Secitec e no INSS somaram um pouco mais de 15 mil quilos. O restante foi coletado nos nossos pontos de coleta, graças à nossa divulgação nas redes sociais e meios de comunicação, e da adesão da população”, ressalta Joacir Lúcio Júnior, coordenador de Coleta Seletiva.

A orientação à população é levar aos pontos de coleta itens como componentes de computadores e seus periféricos, televisores e monitores, ar condicionado, microondas, aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletroeletrônico que acumule energia.

“Esses equipamentos não devem ser descartados no lixo comum porque podem trazer grandes prejuízos ao meio ambiente e à população, por serem compostos por elementos químicos, como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio, que podem contaminar o solo e o lençol freático”, explica Joacir Lúcio Júnior.

Legislação – A legislação vigente determina que as empresas devem dar tratamento final específico e ambientalmente adequado aos produtos eletrônicos descartados, devendo ser coletados, reutilizados, reciclados e receber tratamento e destinação adequados.

Em João Pessoa, a ação é amparada na Lei nº 12.160, de 15 de setembro, de 2011, sancionada pelo Poder Executivo Municipal de João Pessoa, que institui normas, prazos e procedimentos para o gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final do lixo tecnológico e dá outras providências.

Alô Limpeza – Encaminhe sua demanda por meio dos telefones: 0800 083 2425, 3214 7628, 3214 7644 e 3255 8444. O Alô Limpeza está à disposição da população para informações, emissão de reclamações, sugestões e solicitação de serviços (coleta domiciliar, Cata Treco, recolhimento de animais, lixo eletrônico, poda e entulho).

Os equipamentos podem ser deixados nos pontos de coleta de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira os pontos de coleta da Emlur:

 Sede da Emlur – Avenida Minas Gerais, 177, Bairro dos Estados. Telefone: (83) 3214-7628.

Escola de Línguas CNA Av. Senador Rui Carneiro, 416.

Avenida Barão do Triunfo, 340, Varadouro.

Núcleos da Emlur:

Tambaú (Rua Aluízio Franca, 49 – nos fundos da Agência do Bradesco da Av. Rui Carneiro).

Centro Dia. Avenida Gouveia Nóbrega, Roger (próximo ao Parque Arruda Câmara – Bica);

Praça do Coqueiral – Mangabeira.

Bairro Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto S/N – ao lado da Loja de Móveis Mix.

Os equipamentos também podem ser recebidos nos demais Núcleos de Serviço da Emlur:

Núcleo do Valentina – Localizado no Vestiário da Vila Olímpica.

Núcleo de Mangabeira – Rua Alfredo Pereira da Rocha – Praça Coqueiral

Núcleo do Treze de maio – Av. Espírito Santo (por trás da Associação da Emlur- próximo a Sede).

Núcleo Cruz da Armas – Av. Cruz das Armas -715

Núcleo Bessa – Localizado no Mercado Público – Rua Afonso Pena

Núcleo Alto do Mateus – Rua Luis de França (no Vestiário do Campo de Futebol Antônio Batista)

Núcleo Beira Rio – Rua Júlia Freire, 802