Coleta Seletiva é tema da Emlur na Feira Brasil Mostra Brasil

Por - em 621

Ângela Costa

Emlur-amplia-coleta-seletiva-com-três-novos-caminhões-em-seis-bairros-1A Coleta Seletiva será o tema abordado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), na 21ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que começou nesta sexta-feira (03). O objetivo é conscientizar os visitantes do evento sobre a importância de incorporar o hábito de fazer a triagem dos resíduos e integrá-lo ao seu cotidiano. O evento acontecerá no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no Bairro do Altiplano Cabo Branco, de 3 a 12 de julho.

Durante os dez dias de Feira, a equipe de Educação Ambiental se revezará no estande da Autarquia para explicar aos visitantes, de forma simples e objetiva, o passo a passo de como implantar a Coleta Seletiva em casa. “Nossa equipe é formada por dois educadores ambientais e dez estagiários de Engenharia Ambiental de Instituições Federais da Capital. Eles irão ressaltar a importância da participação da população quanto ao acondicionamento correto do lixo domiciliar, separando a parte úmida (orgânico), da seca (reciclável). Uma mudança simples que irá auxiliar o poder público na manutenção da limpeza urbana e para termos uma cidade mais limpa e organizada”, ressaltou Carol Estrela, coordenadora do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac).

De acordo com o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, a partir da aprovação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), na Câmara Municipal de João Pessoa, no final de 2014, que o transformou na Lei 12.956/14, a Prefeitura assumiu o compromisso de implantar a Coleta Seletiva em toda a cidade. De acordo com o Plano, serão implantados 10 núcleos, no decorrer dos próximos 20 anos, em pontos estratégicos da cidade.

“A participação da Autarquia em eventos como a Feira Mostra Brasil nos dá a oportunidade de reforçarmos o nosso compromisso em orientar a população quanto as ações de melhoria do processo de limpeza urbana de responsabilidade da Prefeitura Municipal, a exemplo da implantação da Coleta Seletiva”, explica.

Ele aproveita a oportunidade para convidar a todos que irão visitar a Feira Mostra Brasil a visitar o espaço reservado à Emlur. O estante, projetado pelo arquiteto e urbanista Jonas Lourenço, traz uma proposta sustentável com o uso de objetos produzidos a partir de materiais recicláveis que iriam para o lixo, compondo espaços modernos e funcionais. O trabalho contou com a colaboração do coordenador da Oficina de Artes da Autarquia, Roberto Carvalho.