Conselheiros do OP participam de reunião na Emlur
Ângela Costa
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e o Orçamento Participativo (OP) realizaram reunião, nesta quarta-feira (25), com os conselheiros municipais da cidade. O objetivo foi estreitar ainda mais o canal de comunicação entre o órgão de limpeza urbana e os representantes diretos das comunidades para mapear as principais necessidades em cada região da cidade.
“Nós estamos aqui para ouvir e destacar os pontos essenciais apresentados pelos conselheiros e tomar as providências para que as demandas da população sejam resolvidas mais rapidamente”, afirmou Lucius Fabiani. Para ele, a exposição dos conselheiros possibilita termos uma visão mais pontual da necessidade de cada região, contribuindo para a melhoria dos serviços de limpeza urbana na cidade.
Segundo o secretário do OP, Roberto Ivens, esse encontro dá continuidade a uma série de reuniões com os conselheiros que vem sendo realizadas pela gestão municipal desde o inicio desse ano em toda cidade. “O Orçamento Participativo e a Emlur tem se colocado a disposição dos conselheiros para que eles possam explanar suas necessidades e a gestão possa dar solução às demandas da melhor maneira possível”, disse. Estão acontecendo três a quatro reuniões por região, este ano se estendendo as associações e Organizações não governamentais (ONGs). As próximas reuniões serão com representantes da Sedurb e Saúde.
A limpeza de terrenos baldios foi a principal demanda apresentada na reunião pelos conselheiros do OP. A conselheira Josete de Oliveira, representante da 12ª, Gramame se disse satisfeita com relação à periodicidade da coleta domiciliar na sua região, mas ressaltou problemas com a limpeza de terrenos. “O nosso maior problema atualmente são os terrenos, devido a grande quantidade de mato, lixo e caramujos”. Segundo ela, alem de solicitar as demandas para a Emlur e a Secretaria de Saúde, também procura conscientizar a população para não jogar lixo nas áreas desocupadas.
Os conselheiros foram informados que a limpeza de áreas privadas é de competência do proprietário, que devem manter a área cercada ou murada, alem de fazer a manutenção da vegetação, caso contrario estará sujeito a multa que pode chegar a 400 UFIRs, além da taxa de limpeza da área. O processo de notificação e autuação de terreno pode durar ate 30 dias após o encaminhamento da demanda, atendendo aos prazos da legislação vigente.
Lucious Fabiani afirmou, ainda, que pretende reunir os conselheiros posteriormente para fazer uma demonstração de como funciona a limpeza urbana da cidade, desde a coleta domiciliar, os serviços de manutenção, como também os serviços de apoio aos prédios públicos, eventos e a legislação vigente.
A Emlur possui um calendário anual de atividades, sujeito a alterações conforme as demandas. Toda semana a equipe de planejamento se reúne para definir as ações diárias que serão realizadas no decorrer da semana.