Emlur apresenta diagnóstico do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos
O diagnóstico do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos foi apresentado na manhã desta sexta-feira (22) pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em plenária realizada no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O plano tem como objetivo traçar condições adequadas, pelo período de até 20 anos, para gestão dos resíduos sólidos na Capital.
A plenária contou com a presença de representantes da sociedade civil, bem como, de órgãos federais, estaduais e municipais. “Com a implantação do plano, vamos prosseguir de forma coerente no direcionamento dos resíduos sólidos de João Pessoa”, ressaltou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.
O engenheiro sanitarista José Dantas, coordenador da elaboração do plano, afirma que os dados técnicos que vem sendo reunidos pelos membros da comissão organizadora refletem a diversidade e especificidade da cidade, nos aspectos físicos, ambientais, econômicos e sociais. “É fundamental a transparência no que diz respeito aos dados sobre os resíduos sólidos quanto à origem, volume, características e formas de destinação e disposição finais existentes”.
Validação – Até o mês de dezembro do ano corrente, o plano deve ser apresentado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para que seja validado e possa vigorar no ano de 2015, atendendo ao que determina a lei Federal 12.305/2010.
Próxima reunião – Os comitês devem se reunir no dia 03 de setembro, também na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, para traçar as diretrizes para o prognóstico.
Elaboração – O Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos é coordenado pelo engenheiro sanitarista com doutorado em resíduos sólidos, José Dantas, e conta com a participação de todos os setores da Emlur.