Emlur capacita agentes para trabalhar no Parque da Lagoa

Por - em 734

Ângela CostaDSC_6446

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou esta semana a capacitação da equipe de agentes de limpeza contratados para trabalhar no Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa. Nesta quarta-feira (1), o Parque foi o local escolhido para dar continuidade as instruções. Estão sendo tratados conceitos sobre os cuidados com a limpeza, conservação do local, atribuições e instruções sobre segurança no trabalho, além de orientações sobre o tratamento com o público que irá frequentar diariamente o novo espaço de lazer da Capital.

Estão participando do treinamento 44 pessoas com idade que vão de 20 a 40 anos, sendo que serão contratados apenas 34 novos agentes. “Hoje estamos realizando o reconhecimento de campo, repassando instruções básicas sobre o trabalho que eles irão realizar, mostrando as instalações, equipamentos e dando orientações sobre o recolhimento, acondicionamento e destinação final dos resíduos que serão recolhidos no Parque da Lagoa”, disse Ednalva Aragão, coordenadora do Departamento de Capacitação da Emlur.

Maria Helena da Silva, de 37 anos, tem boas expectativas quanto ao novo trabalho. “Acredito que será um trabalho legal. Já tenho experiência de trabalhar com pessoas e o espaço é novo e bonito”, disse. Junilene da Silva, 37 anos, estudante universitária de Serviço Social, também espera desenvolver um bom trabalho. “A expectativa é lidar com pessoas que estejam de bem com a vida, dispostas a se divertir e curtir a beleza do Parque. Creio que vai ser uma boa experiência”, disse.

EPI – O engenheiro de Segurança no Trabalho da Emlur, Erisson Pereira, também participou da capacitação. Ele repassou informações básicas sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), das obrigações da Empresa e dos funcionários contratados. “O trabalhador deve estar consciente da importância do uso dos equipamentos de proteção, porque quem estará exposto ao risco de contrair doenças e se prejudicar será ele mesmo”, enfatizou.

 Parte Teórica – Na terça-feira (31) foi feita a parte teórica na sede da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), no Bairro dos Estados. Nessa etapa foi abordado o histórico e a missão da Autarquia enquanto órgão público responsável pela Limpeza Urbana da cidade, além das atribuições do cargo, postura no trabalho, segurança do trabalho e educação ambiental. Também foi dado destaque a orientações referentes a postura dos agentes com relação ao público frequentador do parque – pessoenses, turistas brasileiros e estrangeiros.