Emlur coleta 1,2 tonelada de lixo reciclável durante shows na orla
Durante os quatros dias do ‘São João Pra Valer’, evento junino realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultura (Funjope) e Secretaria de Turismo (Setur), entre os dias 21 e 24, no Busto de Tamandaré, foi recolhida 1,2 tonelada de materiais recicláveis, segundo levantamento realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Para o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, o trabalho é considerado de extrema importância tanto para a manutenção da limpeza, quanto para a preservação do meio ambiente. “Os catadores mais uma vez estão de parabéns pelo trabalho desempenhado. Com a coleta seletiva evitamos que o lixo reciclável seja levado ao Aterro Sanitário, e assim, ele possa ser reaproveitado”, ressaltou o superintendente.
Pelo menos 30 catadores estiveram envolvidos nos serviços durante os quatro dias de evento. Segundo o coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, Ulysses Ximenes, entre os produtos recolhidos os destaques são latinhas de alumínio, garrafas pet, plásticos finos (sacolas) e papelão. “Recolhemos uma média de 300 quilos de lixo por dia. Além de colaborarmos com a manutenção do meio ambiente é uma oportunidade dos catadores aumentarem sua renda”, disse o coordenador.
Destinação – Todo o lixo considerado reaproveitável e catado durante o “São João Pra Valer” foi encaminhado para dois Núcleos de Coleta Seletiva da Capital, sendo um localizado no bairro do Bessa (Ascare-JP) e outro no Aterro Sanitário Municipal (Astramare).
‘Limpinho 3R’ – Desde maio de 2013, a Emlur lançou um projeto de Coleta Seletiva que pode contar com a participação da população durante todo o ano. Basta que o cidadão se cadastre no site (www.limpinho3r.com.br) e participe do programa que permuta o lixo reciclável por bônus, para uso em serviços de salão de beleza, lava jato e até mesmo, desconto em valores de mensalidades de faculdades.