Emlur coleta mais de 83 mil toneladas de lixo descartado irregularmente

Por - em 744

Ângela CostaDSC_3496

No mês em que se intensificam as ações de proteção e preservação do meio ambiente voltadas para o público mundial e os governos, o comportamento dos pessoenses demonstra pouco comprometimento com esse tema. De janeiro a maio de 2015 os agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletaram 83 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente em locais que deveriam ser mantido limpo por todos, como reservas ambientais, praças, leitos de rio, encostas, canteiros, calçadas, canais, terrenos públicos e privados.

O primeiro reflexo é o visual. “A nossa cidade é bonita e bem cuidada, mas o lixo que se vê em dezenas de pontos da cidade nos faz questionar a responsabilidade de cada um em manter a cidade limpa”, afirma o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani. Outro prejuízo imediato é o financeiro para o Poder Público e para a população. “O poder público custeia o serviço de limpeza dessas áreas que constantemente vem sendo sujas por uma parcela da população”, diz.

De acordo com o regulamento de Limpeza Urbana e o Código de Postura do Município de João Pessoa, é dever do cidadão acondicionar o lixo de forma adequada, em sacos plásticos e colocados para os agentes de limpeza recolherem em horário próximo da passagem do caminhão de coleta domiciliar. O cidadão que for flagrado depositando lixo em locais inapropriados, como terrenos baldios, praças, leito de rios, esta sujeito a ser multado.

Diariamente a Emlur designa cerca de 70 agentes de limpeza, veículos de grande porte e equipamento para retirar os lixos desses locais citados, mesmo dispondo de equipes de coleta domiciliar que atende a toda a cidade, inclusive em locais de difícil acesso, nos quais os agentes de limpeza fazem a coleta manual.

Dentre as 83 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente é comum o recolhimento de sofás, colchões, geladeiras, guarda-roupa, móveis, TVs, impressoras, embora a Autarquia disponibilize, gratuitamente, serviços como o Cata-Treco e um ponto de coleta de Lixo Eletrônico (ao lado do Parque Arruda Câmara (Bica), no Bairro do Roger). Serviços que podem ser solicitados através do ‘Alô Limpinho’. “Não justifica o cidadão continuar sujando a cidade se a Emlur oferece serviços gratuitos que vão até a residência do solicitante”, disse Gilberto Felix, responsável pelo Cata-Treco.

A Emlur também vai ao domicilio recolher poda ou metralha devidamente acondicionado (gratuito até duas carroças de burro), além do serviço de recolhimento de animais de grande porte (vivo ou morto).

“Alô Limpinho” – Todos podem contribuir para uma cidade mais limpa, basta acionar os serviços da Emlur por meio do 0800 083 2425/ 3214 7634, à disposição para obter informações, emissão de reclamações, sugestões e solicitação de serviços. Mais informações pelas redes sociais e o site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br.