Emlur conclui operação de limpeza da 252ª Romaria da Penha

Por - em 607

Ângela CostaDSC_1332

Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) finalizam, esta semana, a operação de limpeza das vias públicas da cidade que integram o itinerário da tradicional Romaria da Penha, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro. Aproximadamente 250 agentes foram mobilizados para a realização dos serviços de manutenção, incluído limpeza de terrenos, retirada de móveis e podas.

Os serviços se concentraram no roço, varrição, coleta, pintura do meio-fio e limpeza das ruas, avenidas, canteiros e de terrenos que compõem o percurso, além da limpeza dos principais corredores de acesso. São aproximadamente 14 quilômetros, da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na avenida João Machado (Jaguaribe), passando pela avenida Dom Pedro II, trevo da Cidade Universitária, avenida principal do Conjunto dos Bancários e contorno da entrada do bairro de Mangabeira, seguindo pela avenida Hilton Souto Maior até o Santuário, na Penha.

Os serviços estão sendo finalizados na Avenida Hilton Souto Maior, João Machado, na principal dos Bancários, Seixas e Penha, além da avenida Castelo Branco e Antonio Mariz, corredores de acessos para aqueles que vão participar do evento religioso.

Segundo Lívia Natássia, diretora do Departamento de Geoprocessamento da Emlur, essa operação de limpeza é feita em três etapas: antes com a preparação das ruas e avenidas, durante com o esquema de limpeza e depois com o recolhimento do lixo deixado pelos fiéis, garantindo a rápida limpeza das ruas no final do cortejo. “O nosso objetivo é garantir que a cidade se mantenha limpa, mesmo com a grande concentração de pessoas que o evento atrai”, enfatiza.

Para o dia da procissão, a Emlur vai contar com uma equipe formada por 60 agentes de limpeza. Esses homens acompanharão a procissão fazendo a coleta dos resíduos jogados no chão. “A população pode auxiliar depositando os resíduos em papeleiras e coletores espalhados ao longo do trajeto. A maior parte do material descartado é reciclável, portanto, quando acondicionado em papeleiras e coletores, ajuda no trabalho dos agentes da coleta seletiva”, explica.

Outros pontos – As equipes de limpeza da Emlur também atuam esta semana nos Bairros de Tambaú, Cabo Branco, Praia do Sol, Quadramares, Jardim Cidade Universitária, Tambauzinho, Varadouro (Comunidade Santa Emília de Rodat e Renascer), Via Oeste, Centro (Bar da Pólvora), Treze de Maio e na Avenida Beira Rio, além das equipes diárias na orla da Capital e da equipe aquática que dá suporte as ações da Defesa Civil Municipal na limpeza do Rio Jaguaribe.