Emlur define esquema de limpeza da Orla para final de ano

Por Ângela Costa - em 575

Aproximadamente 300 agentes de limpezas estarão a postos para trabalhar na Operação Limpeza do final de ano da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O esquema de limpeza vai atender as áreas da Orla, desde a Praia do Sol até a divisa da Praia do Bessa com Cabedelo. As ações dos agentes foram programadas para acontecer antes e depois das festividades de Réveillon. A meta é que até às 9h00 do dia 1º de janeiro de 2017 a área esteja limpa, pronta para pessoenses e turistas desfrutarem das belezas naturais das nossas praias.

Nosso objetivo é que moradores e visitantes de João Pessoa possam desfrutar do nosso melhor ao longo de toda a Orla, mantendo as praias limpas e organizadas”, frisou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani. Segundo ele, nessa semana serão feitos serviços de varrição e coleta nessa área, além das ações do setor de fiscalização que vão orientar os ambulantes quanto ao descarte correto dos resíduos e distribuição de sacos plásticos. A Coleta Domiciliar está programada para ser feita até às 16horas da véspera do ano novo.

O serviço no dia 1º de janeiro será realizado das 5h00 às 9h00, além da ação dos catadores da Coleta Seletiva, que vão recolher os materiais reciclados, como plástico e vidro. “Para essa operação, as equipes farão um grande arrastão na praia na ciclovia, calçadão e vias adjacentes com ações de varrição, catação e coleta, inclusive a varredura da faixa de areia da praia com a máquina de peneirar, retirando do lixo materiais cortantes como vidro e alumínio”, disse Lucius.

Para dar suporte à ação dos agentes, a Emlur vai disponibilizar em torno de 30 contentores extras de 240 e 500 litros que serão instalados em pontos estratégicos da Orla para facilitar a coleta dos resíduos. “Nós disponibilizaremos todo esse pessoal e também equipamentos de limpeza para que as praias estejam limpas num pequeno espaço de tempo, mas a cooperação de todos – moradores e turistas, é essencial para que a Operação de Limpeza seja eficiente. Todos devem utilizar nossas lixeiras e o papeleiras disponibilizadas no calçadão e na faixa de areia”, frisou Lucius.

O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani lembra que a gestão municipal tem o cuidado permanente com a limpeza urbana da cidade e nessa época do ano se fazem necessárias ações extras, uma vez que o fluxo de pessoas de outras localidades aumenta consideravelmente. As demandas de limpeza urbana devem ser encaminhadas através do Alô Limpinho – 0800 0832425.