Emlur define esquema de limpeza para o Réveillon em toda orla marítima de João Pessoa

Por Renato Brito - em 809

Uma multidão está sendo aguardada para dar as boas-vindas ao novo ano, nas areias do Busto de Tamandaré, onde acontecerá a tradicional festa de Réveillon promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Por isso, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) definiu um esquema especial de limpeza, que contará ao todo, com o apoio de 250 agentes. A ação acontecerá nas praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa.

Para atender essa grande demanda, um grande efetivo vai ser deslocado para a região da praia. Os agentes estarão trabalhando antes, durante e após os shows, realizando serviços de varrição, catação e o acondicionamento correto dos resíduos, para que sejam recolhidos pelos caminhões compactadores. A limpeza ainda contará com o reforço de caminhões-pipa, para a lavagem do piso e da máquina de catação mecanizada, que será utilizada na faixa de areia.

Segundo o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, todo o serviço de limpeza no Busto, deverá ser finalizado até às 9 horas da manhã do dia 1º de janeiro, já que muitos banhistas devem se dirigir à praia para aproveitar o feriado. “Estaremos intensificando os trabalhos de limpeza desde cedo, para garantir que a Orla esteja toda limpa, sem vestígio algum de lixo. O cidadão também precisa fazer a sua parte para jogar o lixo no local certo”, declarou Lucius Fabiani.

Para facilitar o descarte do lixo, a Emlur ainda irá colocar em pontos estratégicos cinco contentores de 120 litros e 10 contentores de 240 litros, além de disponibilizar a população, cerca de 15 papeleiras que estão fixas nos postes.

Coleta Seletiva – Uma equipe de aproximadamente 30 homens estará trabalhando no recolhimento dos resíduos recicláveis (plásticos, latinhas, vidros e papel), dando a destinação correta desses materiais, evitando que sejam direcionados ao Aterro Sanitário.

Fiscalização – A equipe de Fiscalização da Emlur estará no evento, realizando a distribuição de sacos plásticos e orientando as famílias que instalaram tendas e barracas na faixa de areia, assim como, os comerciantes para o correto acondicionamento dos resíduos produzido por eles.