Emlur descarta cerca de sete mil pneus que serão reciclados na Bahia

Por - em 902

Renato BritoDSC_4997

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) tem retirado das ruas de João Pessoa centenas de pneus diariamente e armazenado em um galpão no Bairro do Varadouro (antiga fábrica da Matarazo). Resultado: ganhos imediatos no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegipyt e no descarte responsável, já que os pneus são encaminhados para reciclagem.

A Emlur vem dando continuidade ao recolhimento de pneus, anteriormente realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e encaminhando mensalmente para a cidade de Feira de Santana (BA). Somente nesta sexta-feira (6), aproximadamente sete mil pneus foram encaminhados para a Reciclanip, onde os pneus serão reciclados para várias finalidades, como grama para campo sintético, retirada do aço, entre outras. Essa parceria é resultado de um convênio entre a Reciclanip – Associação dos Fabricantes de Pneus e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A ação é feita com base no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de João Pessoa, aprovado em 2014 na Câmara Municipal. Na Capital, são aproximadamente 48 toneladas, o que significa uma média de 14 mil pneus recolhidos mensalmente. Esse montante tende a aumentar nos meses de novembro a janeiro, período em que os motoristas efetuam a troca de pneus velhos por novos.

“Essa ação é importante no combate à proliferação de criadouros para o mosquito transmissor da dengue e da chikungunya, já que cuidamos de armazenar os pneus num galpão coberto, bem como para o reaproveitamento da matéria prima na indústria recicladora do setor”, ressalta Josué Peixoto, coordenador da Coleta Seletiva.

 Segundo ele, a PMJP disponibiliza um espaço para armazenamento dos pneus, mas a logística reversa é de responsabilidade dos fabricantes. Essa determinação é prevista pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama, que diz que os fabricantes e os importadores de pneus novos, ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes em território nacional.

 Saiba mais – No processo de coleta a empresa é responsável pelo transporte dos pontos de coleta até a sua destinação final. No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é para combustível alternativo para as indústrias de cimento. A fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis também chegam como opção. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Serviço – A população pode solicitar os serviços da Emlur através do “Alô Limpinho” 0800 083 2425 ou 3214-7628. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.